sicnot

Perfil

Economia

Economia da zona euro cresce 1% até março em termos homólogos

A economia da zona euro cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo trimestre de 2014, divulgou hoje o Eurostat na estimativa rápida.

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

Reuters

Já no total dos 28 Estados-membros da União Europeia o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos foi de 1,4% entre janeiro e março.

Na variação em cadeia, comparando o primeiro trimestre deste ano com o último do ano passado, o avanço foi de 0,4% tanto na zona euro como na UE.

No caso da zona euro, houve assim um ligeiro acelerar da economia dos países que partilham a moeda única até março, depois dos 0,3% de crescimento registados no último trimestre de 2014. 

Também o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou hoje que a economia portuguesa cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior.

Entre as maiores economias europeias, o gabinete de estatísticas europeu avançou hoje que o PIB alemão cresceu 1% no primeiro trimestre em termos homólogos e 0,3% em cadeia. Em ambos os casos estes valores ficam abaixo dos registados no trimestre anterior: de 1,5% e 0,7%, respetivamente.

Quanto a França, cuja economia tinha estagnado no último trimestre de 2014, o Eurostat divulgou hoje um aumento do PIB no primeiro trimestre deste ano: de 0,6% face ao trimestre anterior e de 0,7% face aos primeiros três meses de 2014.

Já o PIB de Itália estabilizou (0%) entre janeiro e março em termos homólogos, depois da queda de 0,5% no último trimestre de 2014. Na variação em cadeia a economia italiana avançou uns ligeiros 0,3% no primeiro trimestre.

Destaque ainda para os dados da Grécia, o país que continua no foco das preocupações dos parceiros europeus. 

No primeiro trimestre a economia grega avançou 0,3% em termos homólogos, abaixo dos 1,3% registados nos últimos três meses de 2014.

Já comparando o primeiro trimestre deste ano com o último de 2014, o PIB da Grécia caiu 0,2%. Já nos últimos três meses de 2014 tinha recuado 0,4% na variação em cadeia.

Os dados do Eurostat são ajustados das variações sazonais.



Lusa



  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52