sicnot

Perfil

Economia

Economista Esther Duflo vence Prémio Princesa das Astúrias

A economista francesa Esther Duflo foi galardoada com o Prémio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais 2015. Duflo foi a escolhida de entre 26 candidatos, de 11 países. 

fpa.es

O prémio foi anunciado em Oviedo pelo júri do prémio de Ciências Sociais, presidido pela diretora da Real Academia de Historia de Espanha, Carmen Iglesias Cano.

O júri distinguiu Esther Duflo "pelas suas contribuições inovadoras e decisivas para a economia do desenvolvimento e para o estudo das políticas contra a pobreza".

"Duflo aplicou, com originalidade, métodos experimentais para avaliar a eficácia das políticas contra a desigualdade económica e social, especialmente em África, Ásia e América Latina", indicou ainda o júri.

Os resultados da investigação de Esther Duflo "renovaram as estratégias para a educação, a saúde, a microfinança e o emprego".

Esther Duflo é cofundadora e codiretora do Laboratório para a Ação contra a Pobreza do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).


A candidatura de Adriano Moreira ao Prémio Princesa da Astúrias 2015 tinha sido entregue pela Academia de Ciências de Lisboa, instituição que o jurista, estadista, ex-deputado, antigo ministro e líder partidário (CDS) chegou a presidir.


O Prémio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais está destinado a galardoar aqueles "cujo trabalho criador ou de investigação represente uma constribuição relevante em benefício da Humanidade nas áreas da História, do Direito, da Linguística, da Pedagogia, da Ciência Política, da Psicologia, da Sociologia, da Ética, da Filosofia, da Geografia, da Economia, da Demografia e da Antropologia, incluindo as disciplinas correspondentes a cada um dos respetivos âmbitos".

O prémio consiste numa escultura de Joan Miró e ainda 50 mil euros.

Entre as outras candidaturas, estavam as do  professor universitário português Adriano Moreira, do economista frances Thomas Piketty, o sociólogo espanhol Manuel Castells e o filósofo norte-americano Michael Sandel.
  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.