sicnot

Perfil

Economia

Lucro dos CTT no 1º trimestre sobe 23,3% para 22,3 milhões de euros

O lucro dos CTT aumentou 23,3% no primeiro trimestre, face a igual período do ano passado, para 22,3 milhões de euros, anunciaram esta quarta-feira os Correios de Portugal.

© Hugo Correia / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT adiantam que o resultado líquido consolidado registou uma "significativa variação positiva face ao período homólogo do ano anterior de 4,2 milhões de euros, traduzindo-se num resultado de 0,15 euros por ação e numa margem líquida sobre os rendimentos operacionais consolidados de 11,7%".

Os rendimentos operacionais subiram 8,4% para 191,2 milhões de euros, com as vendas e serviços prestados a crescerem 8,5% para 186,4 milhões de euros.

Os rendimentos de correio "confirmam a tendência e crescem 6,7% em resultado da desaceleração na queda no tráfego de correio endereçado para -1,6%, do aumento do preço médio do Serviço Postal Universal de 4,2% e do efeito cambial no correio internacional", adiantam os CTT.

No caso do Expresso e Encomendas, este registou "um crescimento dos rendimentos de 2,1% com crescimento de tráfego de 4,4%", enquanto os Serviços Financeiros "consolidam a oferta e posição de mercado e conseguem um forte crescimento dos rendimentos de 50,5% (em parte por forte antecipação de subscrições de poupanças em janeiro), reforçando esta alavanca como fundamental no crescimento global dos CTT", afirmam.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 20,5% para 39,4 milhões de euros no trimestre.

Se for analisado o EBITDA recorrente, que exclui rendimentos e gastos não recorrentes e considera uma taxa de imposto sobre o rendimento, este aumentou 26,2% para 41,7 milhões de euros, "contribuindo o Correio com 62%, os Serviços Financeiros com 36% e o Expresso e Encomendas com 2%", adiantam os CTT.
Lusa
  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.