sicnot

Perfil

Economia

Lucro dos CTT no 1º trimestre sobe 23,3% para 22,3 milhões de euros

O lucro dos CTT aumentou 23,3% no primeiro trimestre, face a igual período do ano passado, para 22,3 milhões de euros, anunciaram esta quarta-feira os Correios de Portugal.

© Hugo Correia / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT adiantam que o resultado líquido consolidado registou uma "significativa variação positiva face ao período homólogo do ano anterior de 4,2 milhões de euros, traduzindo-se num resultado de 0,15 euros por ação e numa margem líquida sobre os rendimentos operacionais consolidados de 11,7%".

Os rendimentos operacionais subiram 8,4% para 191,2 milhões de euros, com as vendas e serviços prestados a crescerem 8,5% para 186,4 milhões de euros.

Os rendimentos de correio "confirmam a tendência e crescem 6,7% em resultado da desaceleração na queda no tráfego de correio endereçado para -1,6%, do aumento do preço médio do Serviço Postal Universal de 4,2% e do efeito cambial no correio internacional", adiantam os CTT.

No caso do Expresso e Encomendas, este registou "um crescimento dos rendimentos de 2,1% com crescimento de tráfego de 4,4%", enquanto os Serviços Financeiros "consolidam a oferta e posição de mercado e conseguem um forte crescimento dos rendimentos de 50,5% (em parte por forte antecipação de subscrições de poupanças em janeiro), reforçando esta alavanca como fundamental no crescimento global dos CTT", afirmam.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 20,5% para 39,4 milhões de euros no trimestre.

Se for analisado o EBITDA recorrente, que exclui rendimentos e gastos não recorrentes e considera uma taxa de imposto sobre o rendimento, este aumentou 26,2% para 41,7 milhões de euros, "contribuindo o Correio com 62%, os Serviços Financeiros com 36% e o Expresso e Encomendas com 2%", adiantam os CTT.
Lusa
  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.