sicnot

Perfil

Economia

China vai investir 50 mil milhões de dólares no Brasil

O Governo brasileiro anunciou esta quinta-feira que a China vai investir 50 mil milhões de dólares em novos projetos no Brasil.

Os presidentes da China e do Brasil, Xi Jinping e Dilma Rousseff.

Os presidentes da China e do Brasil, Xi Jinping e Dilma Rousseff.

© Sergio Moraes / Reuters

"São 50 mil milhões de dólares em novos projetos", disse o diplomata José Graça Lima, responsável pelas relações com a Ásia e a Oceânia, do Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro.

O primeiro-ministro chinês, Li Kegiang, realiza no próximo dia 19 uma visita oficial ao Brasil.

Fonte diplomática brasileira disse que o investimento chinês vai ser feito nos setores das infraestruturas, redes de caminho-de-ferro, estradas, portos e aeroportos.

No âmbito dos países de língua portuguesa, o Brasil é o principal parceiro económico da China, com o volume das trocas comerciais bilaterais a cifrar-se, até março, em 14,37 mil milhões de dólares.

As exportações da China para o Brasil atingiram 8,05 mil milhões de dólares, traduzindo um aumento de 0,27%, enquanto as importações totalizaram 6,32 mil milhões de dólares, caindo 36,67%.
Lusa
  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14