sicnot

Perfil

Economia

Depois da Toyota é a vez da Honda chamar à oficina milhares de carros

A Honda anunciou hoje que vai chamar às oficinas 4,89 milhões de veículos por receio de que um defeito nos airbags possa levar o mecanismo a explodir, ampliando um crise global do setor automóvel.

© Toru Hanai / Reuters

A empresa japonesa anunciou a revisão um dia depois da Toyota e da Nissan terem dito que iam chamar às oficinas um total de 6,5 milhões de veículos também devido a preocupações com o sistema de airbag, produzido pela empresa Takata.

O terceiro fabricante do Japão, com um total de 11,4 milhões de 'airbags' revistos desde 2008, tem sido até agora a marca mais afetada pelo defeito nos insufladores produzidos pela Takata, que se podem abrir com demasiada força e projetar fragmentos de metal para os ocupantes.

Ainda que a recolha de veículos abranja 15 modelos diferentes do fabricante, a Honda só revelou até ao momento o número de unidades que passaram pelas oficinas no Japão, um total de 1,72 milhões de veículos.

Desde 2008, já foram chamados às oficinas de várias marcas cerca de 30 milhões de veículos - dos quais 10 milhões nos Estados Unidos - para substituir os insufladores defeituosos dos 'airbags' da Takata.

Para além da Honda, Toyota e Nissan, outros fabricantes como a Ford, o Grupo Chrysler, Mazda, BMW, Mitsubishi e Subaru levaram a cabo revisões dos seus veículos devido aos defeitos dos 'airbags' da Takata.

A Honda Portugal referiu que, até ao momento, ainda não tem um número conclusivo de veículos abrangidos em Portugal, mas o porta-voz da marca nipónica adiantou que serão os modelos Civic e Jazz produzidos entre 2003 e 2007.


Com Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.