sicnot

Perfil

Economia

Governo invoca interesse público para travar providência contra privatização da TAP

Governo invoca interesse público para travar providência contra privatização da TAP

O Governo invocou interesse público para se defender da providência cautelar que pretendia travar a privatização da TAP. Se o Supremo Tribunal Administrativo aceitar a defesa, o Executivo pode avançar com a venda da companhia. Os interessados têm menos de 24 horas para entregar as propostas.

  • "A necessidade da TAP é estrutural, é profunda"
    3:31

    José Gomes Ferreira

    O ministro da Economia espera que não seja necessário despedir trabalhadores na TAP e volta a culpar o Sindicato dos Pilotos pela derrapagem nas contas da companhia. José Gomes Ferreira analisa a situação na empresa. O presidente da companhia enviou carta aos trabalhadores onde anuncia reestruturação. "A necessidade da companhia é estrutural, é profunda", diz José Gomes Ferreira, e sublinha que "a TAP cresceu demasiado porque partiu da ideia da construção de um novo aeroporto".

  • Passos garante que privatização é a única forma de salvar a TAP
    1:33

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta quarta-feira que a privatização da TAP vai mesmo avançar, como única forma de salvar a empresa. Passos Coelho diz desconhecer se estão previstos despedimentos antes da venda e admite que os custos da greve dos pilotos possam ter repercussões nas propostas de compra da companhia aérea.

  • Interessados na compra da TAP só têm dois dias para entregar propostas
    3:02

    Economia

    Os interessados na compra da TAP já só têm dois dias para entregar as propostas pela companhia. Os investidores continuam a trabalhar com os assessores que têm em Portugal, enquanto a TAP prepara um plano de reestruturação da empresa. O ministro da Economia espera que não seja preciso despedir os trabalhadores, mas diz que essa decisão cabe à administração da TAP.

  •  António Costa aconselha "humildade democrática" ao primeiro-ministro
    0:49

    País

    António Costa acusa o Governo de teimosia e de radicalismo ideológico ao insistir na privatização da TAP. Depois de Passos Coelho ter acusado o líder do PS de "imaturidade democrática", António Costa aconselha "humildade democrática" ao primeiro-ministro e lamenta que tenha rejeitado todas as oportunidades que o PS lhe deu para um acordo político.

  • Pilotos facilitadores da privatização da TAP

    António José Teixeira

    Os pilotos acabaram por ser os grandes aliados do Governo no processo de privatização da TAP. A irracionalidade do seu procedimento, a chantagem efectiva mascarada de greve, ajudaram a criar um ambiente social e político mais propício à aceitação da venda da empresa. Por estes dias, a discussão já passou para o preço da TAP e para eventuais despedimentos. 

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.