sicnot

Perfil

Economia

Governo terá 45 dias para designar novos dirigentes para a Administração Pública

O Governo vai ter, no máximo, 45 dias para designar novos dirigentes para a Administração Pública. O prazo começará a contar assim que o Executivo receber a lista dos três candidatos finais selecionados pela CRESAP.

A medida constitui a primeira alteração à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. (Arquivo)

A medida constitui a primeira alteração à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. (Arquivo)

SIC

Até aqui não havia qualquer limite e houve casos em que a decisão só foi tomada meses depois da indicação da Comissão de Recrutamento para a Administração Pública.

No processo de recrutamento, passa também a ser regra incluir automaticamente nos concursos os titulares dos cargos dirigentes imediatamente abaixo daquele para a qual há vaga.

As alterações ao Estatuto do Pessoal Dirigente foram aprovadas esta manhã, no Conselho de Ministros.
  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.