sicnot

Perfil

Economia

Aeroportos de Faro, Porto e Lisboa com estacionamento grátis durante 10 minutos

A ANA, entidade que gere os aeroportos portugueses, vai condicionar o acesso automóvel às zonas de partidas e chegadas dos aeroportos mais congestionados, nomeadamente Lisboa, Porto e Faro, cobrando o estacionamento superior a dez minutos.

© Hugo Correia / Reuters

Segundo o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, o tempo de estacionamento grátis de dez minutos "é mais do que suficiente" para permitir recolher e largar passageiros e a medida será "benéfica para os utilizadores" que passam a poder parar por dez minutos sem pagar nada, ao contrário do que acontece atualmente.

O aeroporto de Faro será o primeiro a avançar com a medida, já em junho, seguindo-se o Porto, no último trimestre deste ano, e Lisboa, no primeiro trimestre de 2016.

Para aceder aos terminais de partida e chegada, vai passar a ser necessário transpor uma cancela e retirar um 'ticket' de estacionamento, que não será cobrado se não exceder os dez minutos. A partir daí são cobradas tarifas, que ainda estão por fixar.

Rui Oliveira sublinhou que o objetivo "não são as receitas" e sim melhorar a qualidade do serviço e reorganizar as zonas de partidas e chegadas, que "não foram concebidas para o tráfego que têm atualmente".
Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC