sicnot

Perfil

Economia

Luís Filipe Pereira eleito presidente do CES com 134 votos

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira foi hoje eleito presidente do Conselho Económico e Social (CES) pela Assembleia da República, com 134 votos a favor, numa votação em que participaram 183 deputados.

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

A candidatura de Luís Filipe Pereira a presidente da CES, apresentada pelo PSD, com o acordo do PS, obteve 42 votos em branco e sete nulos. Dos 230 deputados em funções, 47 não participaram nesta votação.

O anúncio da eleição de Luís Filipe Pereira e a apresentação destes resultados foram feitos pelo vice-secretário da Mesa da Assembleia da República Pedro Alves, deputado do PSD.

De acordo com a Constituição, o presidente do CES é eleito "por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República, pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses, podendo ou não ser reeleito na próxima legislatura.

Luís Filipe Pereira vai substituir Silva Peneda, que deixou a presidência do CES para assumir as funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.


Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.