sicnot

Perfil

Economia

Luís Filipe Pereira eleito presidente do CES com 134 votos

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira foi hoje eleito presidente do Conselho Económico e Social (CES) pela Assembleia da República, com 134 votos a favor, numa votação em que participaram 183 deputados.

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

A candidatura de Luís Filipe Pereira a presidente da CES, apresentada pelo PSD, com o acordo do PS, obteve 42 votos em branco e sete nulos. Dos 230 deputados em funções, 47 não participaram nesta votação.

O anúncio da eleição de Luís Filipe Pereira e a apresentação destes resultados foram feitos pelo vice-secretário da Mesa da Assembleia da República Pedro Alves, deputado do PSD.

De acordo com a Constituição, o presidente do CES é eleito "por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República, pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses, podendo ou não ser reeleito na próxima legislatura.

Luís Filipe Pereira vai substituir Silva Peneda, que deixou a presidência do CES para assumir as funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.


Lusa
  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.