sicnot

Perfil

Economia

Luís Filipe Pereira eleito presidente do CES com 134 votos

O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira foi hoje eleito presidente do Conselho Económico e Social (CES) pela Assembleia da República, com 134 votos a favor, numa votação em que participaram 183 deputados.

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. (Arquivo)

A candidatura de Luís Filipe Pereira a presidente da CES, apresentada pelo PSD, com o acordo do PS, obteve 42 votos em branco e sete nulos. Dos 230 deputados em funções, 47 não participaram nesta votação.

O anúncio da eleição de Luís Filipe Pereira e a apresentação destes resultados foram feitos pelo vice-secretário da Mesa da Assembleia da República Pedro Alves, deputado do PSD.

De acordo com a Constituição, o presidente do CES é eleito "por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República, pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses, podendo ou não ser reeleito na próxima legislatura.

Luís Filipe Pereira vai substituir Silva Peneda, que deixou a presidência do CES para assumir as funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.


Lusa
  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".