sicnot

Perfil

Economia

Dívidas incobráveis atingem recorde nos primeiros cinco meses de 2015

O número de devedores sem bens para penhorar bateu o recorde nos primeiros cinco meses deste ano. Até maio, diz o Diário Económico, as dívidas incobráveis atingiram os 418 milhões de euros. Nestes cinco meses, as dívidas já ultrapassaram as registadas nos primeiros seis meses do ano passado. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Na lista pública de execuções estão agora mais de 132.500 empresas e particulares. São devedores sem bens penhoráveis, o que torna as dívidas impossíveis de saldar. 


A maioria dos incumpridores deve dinheiro a fornecedores, bancos, seguradoras, ou tem em dívida o pagamento de rendas e contas de água, luz ou telemóveis. 


Desde janeiro, a lista pública de execuções tem ganho, por dia, 175 novos devedores.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira