sicnot

Perfil

Economia

Portugal com 5º maior défice comercial da UE até março

Portugal registou o quinto maior défice comercial da União Europeia (UE) até março, de cerca de 2.000 milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

© Sergio Perez / Reuters

O défice de Portugal nas trocas internacionais de mercadorias, no acumulado de janeiro e março, é o resultado de 14,1 mil milhões de euros de importações compensados por 12,2 mil milhões de euros de exportações. 

Este valor fica abaixo do registado há um ano atrás, uma vez que as exportações aumentaram 4% face aos primeiros três meses de 2014 e as importações diminuíram 1%.

O défice comercial de Portugal era, no acumulado até março, o quinto maior entre os 28 Estados-membros, depois de Reino Unido (39,2 mil milhões), França (15,4 mil milhões), Espanha (5,3 mil milhões) e Grécia (4,7 mil milhões).

Até fevereiro, Portugal tinha o sexto maior défice comercial, mas entretanto piorou para a quinta posição.  

Quanto ao total da zona euro, segundo o gabinete de estatísticas europeu, este espaço económico registou em março um excedente comercial de 23,4 mil milhões de euros no comércio com o resto do mundo, acima dos 16,1 mil milhões de euros de março de 2014.

Os 19 países que partilham a moeda única importaram em março 159,1 mil milhões de euros em mercadorias, mais 7% do que no mesmo mês de 2014, e exportaram 182,4 mil milhões de euros, mais 11% do que em período homólogo.

O total da União Europeia, por seu lado, registou em março um excedente de 10,7 mil milhões de euros, acima dos 3,6 mil milhões do mesmo mês de 2014.

Os principais parceiros comerciais da União Europeia continuam a ser os Estados Unidos e a China.

A UE tem um excedente comercial de 23,7 mil milhões de euros com os Estados Unidos, uma vez que vende mais para aquele país do que compra, ainda assim abaixo do valor registado há um ano.

Já com a China há um défice comercial de 33,2 mil milhões de euros, neste caso significativamente abaixo do valor do período homólogo.



Lusa
  • Passos Coelho confiante de que valor do défice vai ficar abaixo dos 3% este ano
    1:00

    Economia

    O primeiro-ministro assegurou hoje mais uma vez que o défice vai ficar, este ano, abaixo dos três por cento. A garantia de Passos Coelho foi deixada, esta noite, num jantar da Associação Comercial do Porto. Bruxelas alertou esta semana para os riscos de Portugal não atingir os objetivos do Programa de Estabilidade mas Passos diz que está confiante que a meta vai ser cumprida.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00