sicnot

Perfil

Economia

Portugal continua a liderar aumento de vendas de carros na Europa

Portugal continua a ser o país dentro da União Europeia (UE) que obteve o maior aumento percentual de venda de carros ao crescer 32,3% nos primeiros quatro meses do ano, divulgou a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). 

 os dados referem que a seguir a Portugal, está a Irlanda (28,2%) e a Espanha (23,9%), coincidentemente os países que tiveram uma intervenção da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na sua economia nos últimos anos e que levou o setor a quedas abruptas nas suas vendas. (Arquivo)

os dados referem que a seguir a Portugal, está a Irlanda (28,2%) e a Espanha (23,9%), coincidentemente os países que tiveram uma intervenção da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na sua economia nos últimos anos e que levou o setor a quedas abruptas nas suas vendas. (Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Em comunicado enviado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os dados referem que a seguir a Portugal, está a Irlanda (28,2%) e a Espanha (23,9%), coincidentemente os países que tiveram uma intervenção da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na sua economia nos últimos anos e que levou o setor a quedas abruptas nas suas vendas. 

Em termos globais, as vendas de veículos ligeiros de passageiros nos primeiros quatro meses do ano cresceram 8,2% na União Europeia, totalizando cerca de 4,7 milhões de carros.

Segundo os dados da ACEA, todos os principais mercados registaram uma evolução positiva, "contribuindo para a recuperação do mercado da União Europeia", tal como a Itália (+16,2%), Reino Unido (+ 6,4%), Alemanha (+ 6,4%) e França (+ 5,6%).

Relativamente a abril de 2015, as vendas de veículos ligeiros de passageiros na UE aumentaram pelo vigésimo mês consecutivo (+ 6,9%), totalizando 1.166.482 unidades e "registando o melhor resultado volume para o mês de abril desde 2009". 

O comunicado refere que todos os principais mercados contribuíram positivamente para o crescimento global, especialmente Itália com um crescimento de dois dígitos (+24,2%), a Alemanha (+ 6,3%), o Reino Unido (+ 5,1%), Espanha (+ 3,2%) e França (+ 2,3%) que tiveram um melhor desempenho do que em abril de 2014. 
Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.