sicnot

Perfil

Economia

Ucrânia ameaça congelar pagamento da dívida externa

A Ucrânia ameaçou hoje congelar o pagamento da sua dívida externa no caso de fracassarem as negociações em curso para a sua reestruturação.

© Hannibal Hanschke / Reuters

"Pedimos aos credores para considerarem as propostas do Governo ucraniano e para reestruturarem a dívida de acordo com as condições propostas pelo Governo ucraniano", disse aos deputados o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk.

Os deputados ucranianos aprovaram um projeto de lei que autoriza o Governo a introduzir, "quando necessário", uma moratória sobre o pagamento da dívida externa do país.

"Vamos decidir se usamos esse direito ou não", afirmou o chefe do executivo, salientando que o país não consegue pagar a dívida sem atingir os "bolsos dos ucranianos".

A Ucrânia, que tem de reembolsar nos próximos quatro anos 30 mil milhões de dólares, espera reestruturar 15,3 mil milhões de dólares nas negociações que decorrem com os credores desde março.

O país atravessa uma grave crise financeira depois de quase três anos de recessão e de um ano de conflito.






Lusa
  • "Os outros animais não vivem no mundo moral como nós"
    3:51

    País

    A presidente da associação ANIMAL, Rita Silva, tem a seu cargo o cão que, em 2013, ficou conhecido por ter estado envolvido na morte duma criança de 18 meses, em Beja. Segundo a ativista, vão continuar a acontecer episódios trágicos se a fiscalização não for reforçada e se os próprios donos não tiverem consciência da responsabilidade que implica ter um animal.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55