sicnot

Perfil

Economia

Ucrânia ameaça congelar pagamento da dívida externa

A Ucrânia ameaçou hoje congelar o pagamento da sua dívida externa no caso de fracassarem as negociações em curso para a sua reestruturação.

© Hannibal Hanschke / Reuters

"Pedimos aos credores para considerarem as propostas do Governo ucraniano e para reestruturarem a dívida de acordo com as condições propostas pelo Governo ucraniano", disse aos deputados o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk.

Os deputados ucranianos aprovaram um projeto de lei que autoriza o Governo a introduzir, "quando necessário", uma moratória sobre o pagamento da dívida externa do país.

"Vamos decidir se usamos esse direito ou não", afirmou o chefe do executivo, salientando que o país não consegue pagar a dívida sem atingir os "bolsos dos ucranianos".

A Ucrânia, que tem de reembolsar nos próximos quatro anos 30 mil milhões de dólares, espera reestruturar 15,3 mil milhões de dólares nas negociações que decorrem com os credores desde março.

O país atravessa uma grave crise financeira depois de quase três anos de recessão e de um ano de conflito.






Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.