sicnot

Perfil

Economia

Clima e atividade económica melhoram em Portugal, avança o INE

O indicador de clima económico aumentou em abril, atingindo o máximo desde junho de 2008, enquanto o indicador de atividade económica aumentou ligeiramente em março, após ter estabilizado no mês anterior, divulga hoje o INE.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A Síntese Económica de Conjuntura de abril do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que em Portugal, em termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo, disponível até março "aponta para uma melhoria da atividade económica nos serviços, na indústria e na construção e obras públicas".


O índice de volume de negócios nos serviços apresentou diminuições homólogas de 4,1%, 3,3% e 1,6% entre janeiro e março, respetivamente, "interrompendo o movimento de taxas progressivamente mais negativas observado desde março de 2014", adianta o INE. 


Não considerando médias móveis de três meses, este índice registou um crescimento homólogo de 1,7% no último mês, atingindo a taxa mais elevada desde julho de 2008.


O indicador de confiança dos serviços "recuperou expressivamente em abril, invertendo o perfil decrescente iniciado em setembro", enquanto o indicador de confiança do comércio "agravou-se de forma ténue em abril", após ter atingindo no mês anterior o máximo desde março de 2002.


O índice de volume de negócios na indústria passou de uma variação homóloga de -1,0% em fevereiro para -0,3% em março, sendo que, sem a utilização de médias móveis de três meses, este índice apresentou crescimentos homólogos de 0,2% e 2,9% nos últimos dois meses, respetivamente. 


O índice de produção na indústria passou de uma variação homóloga de -1,4% em fevereiro para 0,1%, "suspendendo o perfil negativo iniciado em março de 2014", frisa o INE. 


"O indicador de confiança da indústria transformadora aumentou significativamente em abril, mantendo o movimento ascendente observado desde março de 2012 e fixando o valor mais elevado desde abril de 2008", acrescenta. 


O índice de produção da construção registou uma variação homóloga de -0,9% em março (-2,6% no mês precedente), apresentando taxas progressivamente menos negativas desde abril de 2013 e fixando o máximo desde maio de 2002. Sem a utilização de médias móveis de três meses, o índice de produção da construção aumentou 1,7% em termos homólogos em março.


No conjunto da zona euro e da União Europeia, o indicador de confiança dos consumidores recuperou em abril, "fixando os valores mais elevados desde setembro e agosto de 2007 na sequência dos movimentos ascendentes iniciados em janeiro de 2013". 


Já o indicador de sentimento económico, também disponível até abril, aumentou nos últimos cinco meses na zona euro e na UE, "invertendo os movimentos negativos anteriores".



Lusa
  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.