Clima e atividade económica melhoram em Portugal, avança o INE
20.05.2015 12h24
O indicador de clima económico aumentou em abril, atingindo o máximo desde junho de 2008, enquanto o indicador de atividade económica aumentou ligeiramente em março, após ter estabilizado no mês anterior, divulga hoje o INE.

(Reuters/ Arquivo)
© Rafael Marchante / Reuters
A Síntese Económica de Conjuntura de abril do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que em Portugal, em termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo, disponível até março "aponta para uma melhoria da atividade económica nos serviços, na indústria e na construção e obras públicas".
O índice de volume de negócios nos serviços apresentou diminuições homólogas de 4,1%, 3,3% e 1,6% entre janeiro e março, respetivamente, "interrompendo o movimento de taxas progressivamente mais negativas observado desde março de 2014", adianta o INE.
Não considerando médias móveis de três meses, este índice registou um crescimento homólogo de 1,7% no último mês, atingindo a taxa mais elevada desde julho de 2008.
O indicador de confiança dos serviços "recuperou expressivamente em abril, invertendo o perfil decrescente iniciado em setembro", enquanto o indicador de confiança do comércio "agravou-se de forma ténue em abril", após ter atingindo no mês anterior o máximo desde março de 2002.
O índice de volume de negócios na indústria passou de uma variação homóloga de -1,0% em fevereiro para -0,3% em março, sendo que, sem a utilização de médias móveis de três meses, este índice apresentou crescimentos homólogos de 0,2% e 2,9% nos últimos dois meses, respetivamente.
O índice de produção na indústria passou de uma variação homóloga de -1,4% em fevereiro para 0,1%, "suspendendo o perfil negativo iniciado em março de 2014", frisa o INE.
"O indicador de confiança da indústria transformadora aumentou significativamente em abril, mantendo o movimento ascendente observado desde março de 2012 e fixando o valor mais elevado desde abril de 2008", acrescenta.
O índice de produção da construção registou uma variação homóloga de -0,9% em março (-2,6% no mês precedente), apresentando taxas progressivamente menos negativas desde abril de 2013 e fixando o máximo desde maio de 2002. Sem a utilização de médias móveis de três meses, o índice de produção da construção aumentou 1,7% em termos homólogos em março.
No conjunto da zona euro e da União Europeia, o indicador de confiança dos consumidores recuperou em abril, "fixando os valores mais elevados desde setembro e agosto de 2007 na sequência dos movimentos ascendentes iniciados em janeiro de 2013".
Já o indicador de sentimento económico, também disponível até abril, aumentou nos últimos cinco meses na zona euro e na UE, "invertendo os movimentos negativos anteriores".
Lusa
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal e consolida liderança
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45