sicnot

Perfil

Economia

Clima e atividade económica melhoram em Portugal, avança o INE

O indicador de clima económico aumentou em abril, atingindo o máximo desde junho de 2008, enquanto o indicador de atividade económica aumentou ligeiramente em março, após ter estabilizado no mês anterior, divulga hoje o INE.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A Síntese Económica de Conjuntura de abril do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que em Portugal, em termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo, disponível até março "aponta para uma melhoria da atividade económica nos serviços, na indústria e na construção e obras públicas".


O índice de volume de negócios nos serviços apresentou diminuições homólogas de 4,1%, 3,3% e 1,6% entre janeiro e março, respetivamente, "interrompendo o movimento de taxas progressivamente mais negativas observado desde março de 2014", adianta o INE. 


Não considerando médias móveis de três meses, este índice registou um crescimento homólogo de 1,7% no último mês, atingindo a taxa mais elevada desde julho de 2008.


O indicador de confiança dos serviços "recuperou expressivamente em abril, invertendo o perfil decrescente iniciado em setembro", enquanto o indicador de confiança do comércio "agravou-se de forma ténue em abril", após ter atingindo no mês anterior o máximo desde março de 2002.


O índice de volume de negócios na indústria passou de uma variação homóloga de -1,0% em fevereiro para -0,3% em março, sendo que, sem a utilização de médias móveis de três meses, este índice apresentou crescimentos homólogos de 0,2% e 2,9% nos últimos dois meses, respetivamente. 


O índice de produção na indústria passou de uma variação homóloga de -1,4% em fevereiro para 0,1%, "suspendendo o perfil negativo iniciado em março de 2014", frisa o INE. 


"O indicador de confiança da indústria transformadora aumentou significativamente em abril, mantendo o movimento ascendente observado desde março de 2012 e fixando o valor mais elevado desde abril de 2008", acrescenta. 


O índice de produção da construção registou uma variação homóloga de -0,9% em março (-2,6% no mês precedente), apresentando taxas progressivamente menos negativas desde abril de 2013 e fixando o máximo desde maio de 2002. Sem a utilização de médias móveis de três meses, o índice de produção da construção aumentou 1,7% em termos homólogos em março.


No conjunto da zona euro e da União Europeia, o indicador de confiança dos consumidores recuperou em abril, "fixando os valores mais elevados desde setembro e agosto de 2007 na sequência dos movimentos ascendentes iniciados em janeiro de 2013". 


Já o indicador de sentimento económico, também disponível até abril, aumentou nos últimos cinco meses na zona euro e na UE, "invertendo os movimentos negativos anteriores".



Lusa
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.