sicnot

Perfil

Economia

Consumo de gasóleo aumenta 7,7% e gasolina sobe 5,9% em abril

Os consumos de gasóleo e de gasolina em abril aumentaram 7,7% e 5,9%, respetivamente e face a abril de 2014, acentuando a tendência de crescimento da procura registada desde o início do ano. 

EPA

De acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), nos primeiros quatro meses do ano o consumo de gasóleo aumentou 4,8% e o de gasolina 2,2%, face ao período homólogo. 

No mês em que a comercialização de combustíveis simples passou a ser obrigatória em todos os postos, o consumo mensal de combustíveis rodoviários aumentou 7,4% face ao mês homólogo. 

Já o preço médio de venda ao público do gasóleo e gasolina, em Portugal, diminuiu 10% e 3%, respetivamente, entre a média janeiro de 2014 e a média de abril de 2015, refere o relatório da ENMC. 

No mesmo período, a cotação do gasóleo rodoviário e do FAME (biocombustível) sofreram uma diminuição, verificando-se um aumento do 'spread' de 0,8%, que se traduz numa variação positiva de 2,2 euros por metro cúbico. 

A margem bruta diminuiu 3,2 e 2,0 cêntimos para o gasóleo e gasolina, respetivamente, que correspondem a uma diminuição de 18% no gasóleo e 2% na gasolina. 

Lusa
  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.