sicnot

Perfil

Economia

Consumo de gasóleo aumenta 7,7% e gasolina sobe 5,9% em abril

Os consumos de gasóleo e de gasolina em abril aumentaram 7,7% e 5,9%, respetivamente e face a abril de 2014, acentuando a tendência de crescimento da procura registada desde o início do ano. 

EPA

De acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), nos primeiros quatro meses do ano o consumo de gasóleo aumentou 4,8% e o de gasolina 2,2%, face ao período homólogo. 

No mês em que a comercialização de combustíveis simples passou a ser obrigatória em todos os postos, o consumo mensal de combustíveis rodoviários aumentou 7,4% face ao mês homólogo. 

Já o preço médio de venda ao público do gasóleo e gasolina, em Portugal, diminuiu 10% e 3%, respetivamente, entre a média janeiro de 2014 e a média de abril de 2015, refere o relatório da ENMC. 

No mesmo período, a cotação do gasóleo rodoviário e do FAME (biocombustível) sofreram uma diminuição, verificando-se um aumento do 'spread' de 0,8%, que se traduz numa variação positiva de 2,2 euros por metro cúbico. 

A margem bruta diminuiu 3,2 e 2,0 cêntimos para o gasóleo e gasolina, respetivamente, que correspondem a uma diminuição de 18% no gasóleo e 2% na gasolina. 

Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.