sicnot

Perfil

Economia

Consumo de gasóleo aumenta 7,7% e gasolina sobe 5,9% em abril

Os consumos de gasóleo e de gasolina em abril aumentaram 7,7% e 5,9%, respetivamente e face a abril de 2014, acentuando a tendência de crescimento da procura registada desde o início do ano. 

EPA

De acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), nos primeiros quatro meses do ano o consumo de gasóleo aumentou 4,8% e o de gasolina 2,2%, face ao período homólogo. 

No mês em que a comercialização de combustíveis simples passou a ser obrigatória em todos os postos, o consumo mensal de combustíveis rodoviários aumentou 7,4% face ao mês homólogo. 

Já o preço médio de venda ao público do gasóleo e gasolina, em Portugal, diminuiu 10% e 3%, respetivamente, entre a média janeiro de 2014 e a média de abril de 2015, refere o relatório da ENMC. 

No mesmo período, a cotação do gasóleo rodoviário e do FAME (biocombustível) sofreram uma diminuição, verificando-se um aumento do 'spread' de 0,8%, que se traduz numa variação positiva de 2,2 euros por metro cúbico. 

A margem bruta diminuiu 3,2 e 2,0 cêntimos para o gasóleo e gasolina, respetivamente, que correspondem a uma diminuição de 18% no gasóleo e 2% na gasolina. 

Lusa
  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06