sicnot

Perfil

Economia

Economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março

A economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março, em comparação com o período entre outubro e dezembro, naquele que é o segundo trimestre consecutivo de crescimento, informou hoje o Governo. 

© Issei Kato / Reuters

O valor é superior ao aumento de 0,3% registado pela terceira economia mundial no último trimestre de 2014.

Em termos anuais, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,4%, segundo os dados publicados hoje. 

Os dados são considerados animadores para o Governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao abrigo do programa de reforma económica conhecido como "Abenomics".

Especialmente relevante, escreve a agência noticiosa Efe, é o avanço de 0,4% em termos trimestrais, registado no consumo (que representa 60% da economia do país) entre janeiro e março, ligeiramente acima do estimado pela maioria dos economistas. 

As exportações, outro dos motores da economia japonesa, evidenciaram um crescimento sólido de 2,4%.

Já o investimento de capital nas empresas aumentou 0,4%, abaixo das expetativas dos analistas, que esperavam um avanço próximo de 1%.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49