sicnot

Perfil

Economia

Economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março

A economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março, em comparação com o período entre outubro e dezembro, naquele que é o segundo trimestre consecutivo de crescimento, informou hoje o Governo. 

© Issei Kato / Reuters

O valor é superior ao aumento de 0,3% registado pela terceira economia mundial no último trimestre de 2014.

Em termos anuais, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,4%, segundo os dados publicados hoje. 

Os dados são considerados animadores para o Governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao abrigo do programa de reforma económica conhecido como "Abenomics".

Especialmente relevante, escreve a agência noticiosa Efe, é o avanço de 0,4% em termos trimestrais, registado no consumo (que representa 60% da economia do país) entre janeiro e março, ligeiramente acima do estimado pela maioria dos economistas. 

As exportações, outro dos motores da economia japonesa, evidenciaram um crescimento sólido de 2,4%.

Já o investimento de capital nas empresas aumentou 0,4%, abaixo das expetativas dos analistas, que esperavam um avanço próximo de 1%.

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.