sicnot

Perfil

Economia

Economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março

A economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março, em comparação com o período entre outubro e dezembro, naquele que é o segundo trimestre consecutivo de crescimento, informou hoje o Governo. 

© Issei Kato / Reuters

O valor é superior ao aumento de 0,3% registado pela terceira economia mundial no último trimestre de 2014.

Em termos anuais, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,4%, segundo os dados publicados hoje. 

Os dados são considerados animadores para o Governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao abrigo do programa de reforma económica conhecido como "Abenomics".

Especialmente relevante, escreve a agência noticiosa Efe, é o avanço de 0,4% em termos trimestrais, registado no consumo (que representa 60% da economia do país) entre janeiro e março, ligeiramente acima do estimado pela maioria dos economistas. 

As exportações, outro dos motores da economia japonesa, evidenciaram um crescimento sólido de 2,4%.

Já o investimento de capital nas empresas aumentou 0,4%, abaixo das expetativas dos analistas, que esperavam um avanço próximo de 1%.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.