sicnot

Perfil

Economia

Multas de seis mil milhões de dólares para seis bancos por manipulação de taxas

As autoridades norte-americanas e britânicas anunciaram hoje ter imposto multas de perto de seis mil milhões de dólares a seis grandes bancos internacionais por manipulação das taxas de câmbio entre 2007 e 2013.

© Mike Segar / Reuters

Os estabelecimentos envolvidos no caso são o Citigroup, o JPMorgan, o Barclays, o Royal Bank of Scotland, o UBS e o Bank of America, segundo um comunicado do Departamento da Justiça norte-americano. 

De acordo com a Agência France Presse, o banco britânico Barclays terá de pagar um total de 2,4 mil milhões de dólares, 60 milhões relacionados com a manipulação da taxa interbancária Libor.

O banco suíço UBS anunciou em Genebra que a multa que terá de pagar no âmbito do acordo a que chegou com as autoridades dos Estados Unidos ascende a 545 milhões de dólares (495 milhões de euros).

No total, as multas infligidas a grandes bancos internacionais no caso de manipulação do mercado de divisas elevam-se a cerca de nove mil milhões de dólares.

Lusa
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.