sicnot

Perfil

Economia

Multas de seis mil milhões de dólares para seis bancos por manipulação de taxas

As autoridades norte-americanas e britânicas anunciaram hoje ter imposto multas de perto de seis mil milhões de dólares a seis grandes bancos internacionais por manipulação das taxas de câmbio entre 2007 e 2013.

© Mike Segar / Reuters

Os estabelecimentos envolvidos no caso são o Citigroup, o JPMorgan, o Barclays, o Royal Bank of Scotland, o UBS e o Bank of America, segundo um comunicado do Departamento da Justiça norte-americano. 

De acordo com a Agência France Presse, o banco britânico Barclays terá de pagar um total de 2,4 mil milhões de dólares, 60 milhões relacionados com a manipulação da taxa interbancária Libor.

O banco suíço UBS anunciou em Genebra que a multa que terá de pagar no âmbito do acordo a que chegou com as autoridades dos Estados Unidos ascende a 545 milhões de dólares (495 milhões de euros).

No total, as multas infligidas a grandes bancos internacionais no caso de manipulação do mercado de divisas elevam-se a cerca de nove mil milhões de dólares.

Lusa
  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27