sicnot

Perfil

Economia

BCE junta em Sintra líderes dos principais bancos centrais mundiais

O Banco Central Europeu (BCE) realiza entre hoje e sábado o seu segundo fórum mundial, juntando novamente em Sintra algumas das mais influentes personalidades do mundo da política monetária para debater o desemprego e a baixa inflação na Europa.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Ralph Orlowski / Reuters

A partir de hoje e até sábado vão passar pelo 'ECB Forum on Central Banking' dezenas de economistas e responsáveis internacionais: o presidente do BCE, Mario Draghi, vai abrir os trabalhos esta noite, dando depois a palavra ao vice-presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Stanley Fischer.

Durante a conferência será possível ouvir ainda os governadores dos bancos centrais de Inglaterra, Mark Carney, da Irlanda, Patrick Honohan, e do Japão, Haruhiko Kuroda.

Ao governador do banco central do Japão, país que tem vivido sob deflação, cabe a última intervenção no Fórum, no sábado, um dia de trabalhos que será iniciado pelo português Vítor Constâncio, vice-governador do BCE.

No Fórum marcam presença também os economistas chefe das principais organizações económicas internacionais: Peter Praet, pelo BCE, Olivier Blanchard (que deixa o cargo em setembro), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), e Catherine L. Mann, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Na frente académica, a conferência conta com Lawrence H. Summers, antigo secretário do Tesouro do presidente norte-americano Bill Clinton e hoje professor na Universidade de Harvard, e Tito Boeri, professor na Universidade de Bocconi e presidente do Instituto de Segurança Social italiano, entre outros.

O Fórum mundial ocorre numa altura em que a taxa de inflação na zona euro parece ter deixado o terreno negativo: em abril os dados mais recentes apontam para uma taxa de inflação homóloga na zona euro nos 0,0%, o que compara com -0,1% em março.

Desde dezembro que a taxa de inflação homóloga na zona euro vinha a apresentar todos os meses valores negativos, tendo atingido um pico de -0,6% em janeiro. 

A baixa inflação tem impactos significativos na evolução da economia. Preocupado com isso, o BCE tem em marcha um programa de compra de ativos em larga escala para combater a deflação e estimular a economia.

O BCE tem como mandato uma taxa de inflação da zona euro inferior, mas próxima, dos 2%.

Esta conferência do BCE replica um modelo que a Reserva Federal (Fed) norte-americana realiza desde 1978 numa cidade do Kansas, Jackson Hole, que deu nome ao evento que a Fed promove anualmente. No ano passado, o BCE realizou a sua primeira conferência mundial em Sintra.




Lusa

  • "Quem faz isto sabe estudar os dias e o vento para arder o máximo possível"
    4:15
  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51

    País

    Mais de 500 mil hectares de área ardida, 42 vítimas mortais, 71 de feridos, dezenas de casas e empresas destruídas. É este o balanço de mais um fim de semana trágico para Portugal a nível de incêndios florestais.

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41

    País

    Desde janeiro, houve mais área ardida do que em qualquer outro ano na história registada de incêndios florestais. Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, mais de 519 mil hectares foram consumidos pelas chamas até 17 de outubro, o que representa quase 6% de toda a área de Portugal. 

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07

    País

    O concelho de Tondela é agora um mar de cinzas, imagens recolhidas pela SIC com um drone mostram bem a dimensão do que foi destruído pelos incêndios. Perto 100 habitações principais ou secundárias, barracões, oficinas e stands arderam. 

  • Moradores reuniram esforços para salvar idosos das chamas em Pardieiros
    2:50

    País

    O incêndio de domingo em Nelas fez uma vítima mortal: um homem de 50 anos, de Caldas da Felgueira, que regressava de uma aldeia vizinha, onde tinha ido ajudar a combater as chamas. Em Pardieiros, no concelho de Carregal do Sal, várias casas arderam e uma jovem sofreu queimaduras ao fugir do incêndio. Durante o incêndio, pessoas reuniram esforços para salvar a povoação.

  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • As lágrimas do primeiro-ministro do Canadá

    Mundo

    O primeiro-ministro da Canadá, Justin Trudeau, emocionou-se esta quarta-feira ao falar de um artista que morreu depois de perder uma luta contra o cancro. Gord Downie, vocalista da banda de rock canadiana "The Tragically Hip", faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.