sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública volta a subir no 1.º trimestre para os 130,3% do PIB - BdP

A dívida pública portuguesa aumentou ligeiramente no primeiro trimestre de 2015, atingindo os 226.276 milhões de euros em março, o equivalente a 130,3% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Banco de Portugal.

SIC

De acordo com o boletim estatístico hoje conhecido, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, passou dos 225.280 milhões de euros em dezembro de 2014 para os 226.276 milhões de euros no final de março, um aumento de quase mil milhões de euros.

Isto fez com que também o rácio da dívida sobre o PIB tivesse aumentado ao longo dos primeiros três meses do ano, dos 130,2% em dezembro para os 130,3% em março.

Excluindo os depósitos da administração pública, a dívida também subiu no primeiro trimestre deste ano, para os 209.248 milhões de euros, depois de ter fechado o ano de 2014 nos 208.128 milhões de euros.

Em termos de rácio da dívida líquida de depósitos face ao PIB, verificou-se também uma subida, uma vez que no final de dezembro a dívida líquida na ótica de Maastricht estava nos 120,3% do PIB e em março atingiu os 120,5%.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..