sicnot

Perfil

Economia

Nome indicado para Governador do Banco de Portugal vai ter de ir ao Parlamento

A recondução de Carlos Costa só vai acontecer após votação no Parlamento. As regras para designação do Governador do Banco de Portugal acabam de ser promulgadas pelo Presidente da República.

(SIC/ Arquivo)

A recondução de Carlos Costa só vai acontecer após votação no Parlamento. As regras para designação do Governador do Banco de Portugal acabam de ser promulgadas pelo Presidente da República.

Foi na passada terça-feira que Cavaco Silva deu o aval ao diploma que aguarda agora publicação em Diário da República. 
De acordo com a página do Parlamento, seguiu ontem, quinta-feira, para o Instituto Nacional da Casa da Moeda, responsável pela publicação dos decretos. Entra em vigor no dia seguinte à publicação.

Pelas novas regras, o nome proposto pelo Governo tem que ir ao Parlamento. Assim, apesar do convite do primeiro ministro e da disponibilidade de Carlos Costa para ficar mais cinco anos à frente do Banco de Portugal, é preciso que o Governo seja ouvido e alvo de um relatório de apreciação.
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.