sicnot

Perfil

Economia

Nome indicado para Governador do Banco de Portugal vai ter de ir ao Parlamento

A recondução de Carlos Costa só vai acontecer após votação no Parlamento. As regras para designação do Governador do Banco de Portugal acabam de ser promulgadas pelo Presidente da República.

(SIC/ Arquivo)

A recondução de Carlos Costa só vai acontecer após votação no Parlamento. As regras para designação do Governador do Banco de Portugal acabam de ser promulgadas pelo Presidente da República.

Foi na passada terça-feira que Cavaco Silva deu o aval ao diploma que aguarda agora publicação em Diário da República. 
De acordo com a página do Parlamento, seguiu ontem, quinta-feira, para o Instituto Nacional da Casa da Moeda, responsável pela publicação dos decretos. Entra em vigor no dia seguinte à publicação.

Pelas novas regras, o nome proposto pelo Governo tem que ir ao Parlamento. Assim, apesar do convite do primeiro ministro e da disponibilidade de Carlos Costa para ficar mais cinco anos à frente do Banco de Portugal, é preciso que o Governo seja ouvido e alvo de um relatório de apreciação.
  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.