sicnot

Perfil

Economia

Défice ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros em abril

O défice das Administrações Públicas atingiu os 1.553 milhões de euros, em abril. A Direção Geral do Orçamento realça que se trata de uma redução de 692 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Nos primeiros quatro meses do ano, a receita efetiva aumentou mais de 1.200 milhões de euros, enquanto a despesa total subiu cerca de 550 milhões.

Só em impostos, o Estado arrecadou quase 11.500 milhões, mais 4% que no mesmo período de 2014. 

Apesar de uma quebra ligeira nas receitas de IRS, no IRC e sobretudo no IVA houve subidas, que o Governo atribui à recuperação da economia e ao combate à evasão fiscal.

Já a subida da despesa é explicada não só pelos gastos com pessoal mas sobretudo pelo encargos com as PPP  e com a dívida pública. A despesa com juros disparou mais de 30%.
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.