sicnot

Perfil

Economia

Défice ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros em abril

O défice das Administrações Públicas atingiu os 1.553 milhões de euros, em abril. A Direção Geral do Orçamento realça que se trata de uma redução de 692 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Nos primeiros quatro meses do ano, a receita efetiva aumentou mais de 1.200 milhões de euros, enquanto a despesa total subiu cerca de 550 milhões.

Só em impostos, o Estado arrecadou quase 11.500 milhões, mais 4% que no mesmo período de 2014. 

Apesar de uma quebra ligeira nas receitas de IRS, no IRC e sobretudo no IVA houve subidas, que o Governo atribui à recuperação da economia e ao combate à evasão fiscal.

Já a subida da despesa é explicada não só pelos gastos com pessoal mas sobretudo pelo encargos com as PPP  e com a dívida pública. A despesa com juros disparou mais de 30%.
  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22