sicnot

Perfil

Economia

Estado pagou à troika 535 milhões de euros em juros até abril

O Estado pagou à troika 534,9 milhões de euros em juros pelo empréstimo concedido ao abrigo do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), um aumento de 31,9% face ao período homólogo, segundo a DGO.

De acordo com a síntese da execução orçamental até abril, hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), Portugal pagou 534,9 milhões de euros aos credores internacionais entre janeiro e abril deste ano, um valor acima dos 405,5 milhões que tinha pago no mesmo período do ano passado.

A DGO justifica este aumento com o primeiro pagamento de juros relativo à 10.ª tranche do empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

Considerando todos os instrumentos da dívida direta do Estado, Portugal pagou 2.233,7 milhões de euros em juros e outros encargos até abril, mais 32% do que no período homólogo, uma vez que nos primeiros quatro meses de 2014 o Estado gastou 1.691,9 milhões de euros nesta rubrica.

A DGO justifica este aumento da despesa com juros e encargos dívida direta do Estado português com as emissões de Obrigações do Tesouro realizadas em 2014 que deram origem ao pagamento de juros em 2015, com as recompras efetuadas em abril de 2015 e que implicaram uma antecipação do pagamento de juros e com o maior 'stock' de uma linha que vence em abril de 2021 e que deu origem a um pagamento de cupão mais elevado em abril.







Lusa
  • José Eduardo dos Santos há 38 anos no poder
    2:42

    Mundo

    José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente com mais tempo de liderança a nível mundial, quase 38 anos. Este ano, anunciou que não voltaria a concorrer às eleições, mas mantêm-se, por enquanto, como presidente do MPLA. No dia em que os angolanos foram às urnas para escolher o seu sucessor, apresentamos a vida de José Eduardo dos Santos.

  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09

    Economia

    A Volkswagen apresentou esta quarta-feira o T-ROC, o novo SUV da marca alemã, que vai chegar ao mercado em novembro. O SUV, mais pequeno do que o habitual, está a ser produzido na Autoeuropa, em Portugal.