sicnot

Perfil

Economia

China "produz" um bilionário por semana

De acordo com as consultoras UBS e PricewaterhouseCoopers, no primeiro trimestre de 2015, "nascia" na China um bilionário por semana.

© Jason Lee / Reuters

A criação de riqueza na China há 15 anos que não pára. Tecnologia, saúde e mercado imobiliário e outras indústrias de consumo foram as áreas onde os chineses investiram mais.

Segundo a UBS, em 2014, havia 200 bilionários no país, "contra" 570 nos Estados Unidos.
 
A novidade é que os novos bilionários chineses estão a usar as suas fortunas para o bem comum. Enquanto que a geração mais velha concentra energias nas áreas da saúde e educação, os mais novos preocupam-se com questões sociais e com a população desfavorecida.

O Top 10 é composto por bilionários com menos de 40 anos, como é o caso de Jack Ma, co-fundador da Alibaba (BABA, Tech30). Além de rico, apoia atualmente um projeto na área ambiental e cultural.

A região seguinte a "produzir" gente rica será a Ásia. Segundo estes consultores, nos próximos 5 a 10 anos, o número de bilionários nesta região do globo vai ultrapassar o norte-americano.








 

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.