sicnot

Perfil

Economia

Preço da eletricidade sobe 2,9% na UE e 4,7% em Portugal

O preço da eletricidade doméstica na União Europeia aumentou 2,9% para os 20,8 euros por 100 kWh, entre o segundo semestre de 2013 e de 2014, com Portugal a subir acima da média (4,7%), segundo o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), o preço da eletricidade aumentou, desde 2008, 32% no conjunto dos 28 Estados-membros e 42% em Portugal, que só é ultrapassado pela Dinamarca (57%) e pela Alemanha (52%).


Entre o segundo semestre de 2013 e o de 2014, os Estados-membros que registaram as maiores subidas no preço da eletricidade doméstica foram a França (10,2%), o Luxemburgo (5,6%), a Irlanda (5,4%), a Grécia (5,2%), Portugal (4,7%), o Reino Unido (4,6%) e Espanha (4,1%).


As principais quebras nos preços do indicador verificaram-se em Malta (-26,2%), República Checa (-10,2%), Hungria (-9,9%), Holanda (-9,6%), Eslováquia (-9,2%) e Bélgica (-7,8%).


No segundo semestre de 2014, o preço médio mais baixo da eletricidade para uso doméstico expresso em euros foi registado na Bulgária (9,0 euros por 100 kWh) e na Hungria (11,5 euros), enquanto o mais elevado se verificou na Dinamarca (30.4 euros por 100 kWh), seguida da Alemanha (29,7 euros).


O preço médio da eletricidade para uso doméstico na UE foi de 20,8 euros por 100 kWh e em Portugal de 22,3 euros.


Lusa
  • EDP terá de substituir contadores de eletricidade até 2020
    2:53

    País

    Nos próximos cinco anos, os contadores de electricidade vão ter de ser mudados. Uma directiva da União Europeia definiu que os equipamentos têm de passar a ser inteligentes, para acabar com o actual método de estimativas. A mudança vai custar 600 milhões de euros.

  • A energia solar compensa?
    7:53

    Contas Poupança

    A eletricidade está cada vez mais cara e deve continuar a subir nos próximos tempos. Há uns anos, instalar painéis solares em casa custava muitos milhares de euros, mas agora estão cada vez mais baratos. Como a lei mudou entretanto, o Contas-Poupança foi saber se a energia solar compensa.

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.