sicnot

Perfil

Economia

Negociações com candidatos à compra da TAP terminam a 5 de junho

As propostas vinculativas e melhoradas dos dois candidatos que ainda estão na corrida à privatização da TAP, German Efromovich e David Neeleman, terão de ser apresentadas até às 17:00 do dia 5 de junho, sexta-feira da próxima semana.

© Paulo Whitaker / Reuters

O despacho da ministra das Finanças, publicado hoje no Diário da República, refere que a fase de negociações com os candidatos escolhidos pelo Governo para apresentarem "propostas vinculativas melhoradas e finais de aquisição" das ações da TAP teve início na quarta-feira, 27 de maio, e termina a 5 de junho.

O ministro da Economia António Pires de Lima já tinha dito que esperava tomar uma decisão sobre a compra da TAP em junho, pedindo aos dois candidatos que passaram à fase de negociações para "darem corda aos sapatos e melhorarem as suas propostas".

 O Governo decidiu, na semana passada, em Conselho de Ministros continuar a negociar a compra da transportadora aérea com Gérman Efromovich e David Neeleman, afastando o consórcio de Miguel Pais do Amaral.

A proposta de Gérman Efromovich, dono da operadora aérea Avianca e do grupo Synergy, inclui a entrega de 12 novos aviões Airbus após a transferência das ações da companhia e a renovação da frota da Portugália com aviões Embraer até 2016, sendo que o empresário propõe recapitalizar a empresa em 250 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa.

David Neeleman, patrão da companhia aérea brasileira Azul e que está em parceria com Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, promete reforçar a TAP com 53 novos aviões e investir 350 milhões de euros.


Lusa
  • Ministro da Economia insatisfeito com propostas para comprar a TAP
    2:14

    Economia

    A privatização da TAP não está garantida. O Governo avisou os dois candidatos à compra da companhia, para que dêem corda aos sapatos e apresentem propostas melhores. A empresa vai cancelar rotas, renegociar contratos com fornecedores e cortar no quadro de pessoal, para compensar os prejuízos provocados pela greve dos pilotos.

  • Efromovich tem dois aviões parados em Espanha
    2:24

    Economia

    German Efromovich tem, pelo menos, dois aviões parados em Espanha que garante serem para incluir na frota da TAP e da Portugália caso a sua proposta vença a corrida à privatização. O empresário está desde janeiro a tentar vender os aparelhos, mas não conseguiu arranjar comprador. À SIC diz que, neste momento, é mais rentável ter os aparelhos parados em Espanha, do que tê-los a voar no Brasil.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.