sicnot

Perfil

Economia

Parlamento Europeu e Conselho alcançam acordo sobre plano Juncker

Representantes do Parlamento Europeu e do Conselho (Estados-membros) alcançaram na madrugada de hoje, em Bruxelas, um acordo informal sobre o plano de investimento proposto pela "Comissão Juncker", que poderá assim arrancar no verão. 

 Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia (Reuters/ Arquivo)

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia (Reuters/ Arquivo)

© Ints Kalnins / Reuters

O compromisso alcançado entre as instituições relativamente à arquitetura do chamado "plano Juncker", com o qual se pretende mobilizar 315 mil milhões de euros para a economia europeia nos próximos três anos, irá a votos no hemiciclo de Estrasburgo a 24 de junho e, se receber a "luz verde" da assembleia, poderá começar então a ser posto em prática já a partir do verão. 

 
 

Numa primeira reação ao acordo alcançado ao fim de uma maratona negocial iniciada na quarta-feira à noite, o eurodeputado português José Manuel Fernandes, do PSD, um dos negociadores do Parlamento Europeu, responsável pela pasta orçamental, saudou o compromisso alcançado com o Conselho, considerando que o mesmo "irá contribuir para o crescimento e criação de emprego em toda a Europa". 

 
 

"Conseguimos reduzir os cortes globais nos programas 'Horizonte 2020' (investigação e inovação) e 'Ligar a Europa' (programa de interligações de energia, transportes e redes digitais) em mil milhões de euros", apontou, considerando tratar-se de "uma primeira batalha ganha".



Lusa

  • Patrões e sindicatos apontam falhas ao plano Juncker na Concertação Social
    1:18

    Economia

    O primeiro-ministro esteve hoje reunido com os parceiros sociais para preparar o Conselho Europeu. No final do encontro, tanto patrões como sindicatos apontaram falhas ao chamado plano Juncker, um programa europeu de investimento público e privado que prevê verbas de 315 mil milhões de euros. Mas desse montante, a Comissão Europeia emprestará 20 mil milhões e espera, depois, poder angariar o resto. Os parceiros sociais querem saber, acima de tudo, se o dinheiro que vai ser emprestado a Portugal será ou não contabilizado como défice público do país.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.