sicnot

Perfil

Economia

Saída da Grécia da Zona Euro "é uma possibilidade", diz Lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considera que a saída da Grécia da Zona Euro é "uma possibilidade", segundo extratos de uma entrevista a um jornal alemão divulgados esta quinta-feira.

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

JAN WOITAS / Lusa

"A saída da Grécia (da zona euro) é uma possibilidade", afirmou Lagarde, que está em Dresden (Alemanha) na reunião de ministros das Finanças do G7, na entrevista ao Frankfurter Allegemeine Zeitung que será publicada na sexta-feira.

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

"É muito improvável que encontremos uma solução global nos próximos dias", disse também a responsável do FMI, um dia depois de Atenas ter sugerido que estaria iminente um acordo com os credores.

A Grécia, que tem problemas de liquidez, está há meses a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) um acordo para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

As negociações avançaram no início de maio, mas "nas últimas semanas tivemos novos fracassos", disse Lagarde.
Lusa
  • Ministro francês das Finanças apela a esforços de consolidação na Zona Euro
    1:00

    Economia

    O ministro francês das Finanças diz que os países do euro têm que encontrar uma solução para que a Grécia se mantenha no Zona Euro, porque está em jogo também a credibilidade da União Monetária Europeia. Michel Sapin esteve este sábado reunido com a ministra Maria Luís Albuquerque e, no final do encontro, deixou uma certeza: a de que é preciso mais esforços de consolidação.

  • Se a Grécia sair do euro, ninguém sairá vencedor, diz MNE alemão
    0:50

    Economia

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha disse esta quarta-feira, em Lisboa, que se a Grécia sair do euro ninguém sairá vencedor. Frank-Walter Steinmeier esteve em Portugal para participar numa conferência, na Fundação Gulbenkian, mas foi relativamente ao assunto do acordo com os gregos que se mostrou preocupado.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.