sicnot

Perfil

Economia

Saída da Grécia da Zona Euro "é uma possibilidade", diz Lagarde

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considera que a saída da Grécia da Zona Euro é "uma possibilidade", segundo extratos de uma entrevista a um jornal alemão divulgados esta quinta-feira.

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

JAN WOITAS / Lusa

"A saída da Grécia (da zona euro) é uma possibilidade", afirmou Lagarde, que está em Dresden (Alemanha) na reunião de ministros das Finanças do G7, na entrevista ao Frankfurter Allegemeine Zeitung que será publicada na sexta-feira.

Para Lagarde, essa saída não seria "um passeio", mas "provavelmente também não significaria o fim do euro".

"É muito improvável que encontremos uma solução global nos próximos dias", disse também a responsável do FMI, um dia depois de Atenas ter sugerido que estaria iminente um acordo com os credores.

A Grécia, que tem problemas de liquidez, está há meses a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) um acordo para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

As negociações avançaram no início de maio, mas "nas últimas semanas tivemos novos fracassos", disse Lagarde.
Lusa
  • Ministro francês das Finanças apela a esforços de consolidação na Zona Euro
    1:00

    Economia

    O ministro francês das Finanças diz que os países do euro têm que encontrar uma solução para que a Grécia se mantenha no Zona Euro, porque está em jogo também a credibilidade da União Monetária Europeia. Michel Sapin esteve este sábado reunido com a ministra Maria Luís Albuquerque e, no final do encontro, deixou uma certeza: a de que é preciso mais esforços de consolidação.

  • Se a Grécia sair do euro, ninguém sairá vencedor, diz MNE alemão
    0:50

    Economia

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha disse esta quarta-feira, em Lisboa, que se a Grécia sair do euro ninguém sairá vencedor. Frank-Walter Steinmeier esteve em Portugal para participar numa conferência, na Fundação Gulbenkian, mas foi relativamente ao assunto do acordo com os gregos que se mostrou preocupado.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.