Enfermeiros em greve 5ª e 6ª feira contra degradação das condições de trabalho
01.06.2015 13h32
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma greve nacional para quinta e sexta-feira contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.
CARLOS BARROSO/Arquivo Lusa
O presidente do sindicato, José Carlos Martins, acusou o governo de ter poupado os últimos anos cerca de 190 milhões de euros à custa dos enfermeiros, nomeadamente com o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais, com os cortes nas horas de penosidade, bem como através do congelamento de escalões.
Em conferência de imprensa, hoje em Lisboa, os enfermeiros reconheceram que tem havido "um volume razoável" de enfermeiros admitidos, mas lembram que continua a ser insuficiente para as necessidades.
"Contudo alertamos que uma coisa é cerca de 700 admissões de enfermeiros desde janeiro. Mas isso não significa um aumento de 700 efetivos. Porque apesar destas entradas, também tem havido saídas, sobretudo por imigração e também por aposentação", referiu José Carlos Martins.
O SEP admite que além destes 700 novos contratados, há um concurso para mil vagas nos cuidados de saúde primários, mas os sindicalistas lembram que estes procedimentos concursais são demorados e que estes profissionais levam mais de um ano a começar funções.
"É necessário descongelar um maior volume de admissões porque os concursos são muito demorados", sublinhou o presidente do SEP que considera que faltam no país 25 mil enfermeiros.
Além de mais recursos humanos, o Sindicato insiste na necessidade de valorizar a profissão que tem sofrido vários constrangimentos aos longo dos últimos anos, como congelamento das progressões, corte nos salários, nas horas extraordinárias e nas horas penosas.
Segundo o SEP, metade dos enfermeiros sofre de exaustão física e psíquica e também mais de metade afirma que o seu ambiente de trabalho é mau.
"Há vários estudos que demonstram que se houver número de enfermeiros ajustados às necessidades se reduzem em 30% as infeções hospitalares, reduz-se brutalmente o número de quedas, as mortes e os internamentos. Se houver o número de enfermeiros suficiente, o Estado poupa milhares de euros", afirmou José Carlos Martins aos jornalistas.
O presidente do SEP diz que foram apresentadas propostas de valorização profissional ao Ministério da Saúde que até ao momento não terá apresentado as suas contrapropostas.
Lusa
Na Homepage
- 2:12
Marcelo apela à reflexão sobre o sistema político e alerta contra "messianismos"
25.04.2018 às 13h17
- 0:52
Ministro da Saúde acredita que portugueses veem de forma positiva a evolução do SNS
Adalberto Campos Fernandes acredita que os portugueses veem de forma positiva a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nestes 44 anos de democracia.O ministro da Saúde admite, no entanto, que durante vários anos houve falta de investimento e que serão necessários mais 5 ou 6 anos para recuperar.
25.04.2018 às 11h42
-
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
25.04.2018 às 1h30
-
-
- 0:38
- 1:10
As imagens do resgate da Marinha Portuguesa em Lampedusa
Uma fragata da Marinha Portuguesa resgatou 138 migrantes, esta terça-feira ao largo da costa da ilha italiana de Lampedusa. A embarcação ilegal, em risco de afundamento, estava sobrelotada. Oito bebés viajavam a bordo.
25.04.2018 às 12h29
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 6:24
- 15:09
O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
João Pinto Coelho ganhou o prémio Leya com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". O romance parte de um episódio de um massacre de judeus levado a cabo por polacos. A Reportagem Especial acompanhou o autor para conhecer melhor a história desse 10 de julho de 1941.
24.04.2018 às 22h31
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17