sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis subiram 31,4% em maio

As vendas de automóveis em Portugal cresceram 31,4% em maio, para 21.053 unidades, em relação a igual mês de 2014, informou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

© Alkis Konstantinidis / Reuter

De acordo com uma nota de imprensa da ACAP, nos primeiros cinco meses deste ano as vendas de automóveis, ligeiros e pesados, totalizaram as 92.605 unidades, mais 30,3% em relação a idêntico período do ano passado.

A associação refere, no entanto, que "apesar do crescimento homólogo que tem vindo a ser registado, o volume de vendas observado no mês de maio continua a situar-se abaixo da média dos últimos quinze anos (menos 7,7%)".

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram em maio, em termos homólogos, 33,1%, para um total de 18.343, enquanto no conjunto dos cinco primeiros meses deste ano cresceram 32,5% para 79.585 unidades.

Em maio, foram vendidos 2.403 veículos comerciais ligeiros, o que representa uma subida de 16,8% face a idêntico mês do ano passado, enquanto nos primeiros cinco meses do ano se verificou um acréscimo nas vendas de 16,6%, para um total de 11.490.

As vendas de veículos pesados cresceram 66,8% em maio, para 307 unidades, face a idêntico mês do ano passado, enquanto em termos acumulados registaram um acréscimo de 31,3% para 1.530.

Lusa
  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.