sicnot

Perfil

Economia

Conversações sobre Grécia com "significativos progressos" mas há "trabalho por fazer"

O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que se têm verificado "significativos progressos" nas conversações sobre a crise da dívida grega, mas advertiu que ainda há muito por alcançar. 

Pierre Moscovici, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos

Pierre Moscovici, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos

© Francois Lenoir / Reuters

Pierre Moscovici afirmou que há ainda "trabalho por fazer", em declarações à radio francesa, depois de uma reunião de emergência, centrada na Grécia, entre líderes da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE). 

 
 

O encontro, que teve lugar em Berlim, juntou a chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes francês, François Hollande, da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do BCE, Mario Draghi, e a diretora do FMI, Christine Lagarde. 

 

Com a Grécia à beira do incumprimento, o objetivo era elaborar uma "proposta final" a apresentar a Atenas, de acordo com o jornal alemão Die Welt. 

 

Contudo, após o encontro, uma nota do Governo alemão indicava apenas que os cinco líderes fizeram o balanço das discussões havidas com Atenas e decidiram prosseguir esta análise "com mais intensidade" e permanecer "em contacto estreito nos próximos dias", como têm estado nos últimos dias, "tanto entre si, como com o Governo grego". 

 

"Estas discussões começam a dar frutos", afirmou Moscovici, manifestando-se otimista. 

 
 

"Há uma base sólida para avançar mas ainda não chegámos lá", pelo que "há esforços que têm de ser feitos de ambos os lados para isso", disse, sublinhando que deseja "ardentemente" que a Grécia permaneça na zona euro, mas que "o tempo está pressionar". 

 
 

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.