sicnot

Perfil

Economia

Grupo espanhol Aspro Parks concorre à concessão do Oceanário de Lisboa

O grupo espanhol Aspro Parks, proprietário do parque de diversões aquáticas Aqualand, em Alcantarilha, Algarve, anunciou esta terça-feira que vai concorrer à concessão do Oceanário de Lisboa.

A melhoria da atividade comercial, o aumento do número de visitantes e fazer do Oceanário uma "visita obrigatória" em Lisboa, são alguns dos objetivos traçados pelo grupo. (Arquivo)

A melhoria da atividade comercial, o aumento do número de visitantes e fazer do Oceanário uma "visita obrigatória" em Lisboa, são alguns dos objetivos traçados pelo grupo. (Arquivo)

© Parque EXPO'98, S.A.

O anúncio foi feito, em Lisboa, pelo diretor geral do Grupo, Javier Carbajo, durante um encontro com jornalistas.

Sem revelar números ou detalhes da proposta, que tem de ser entregue até às 17:00 de 12 de junho, Javier Carbajo, disse que o Aspro Parks tem "um interesse estratégico" em Portugal e sublinhou que o conhecimento do setor e a solidez financeira do Grupo permitem concorrer, "sem problemas" e "sem a necessidade" de ter outro parceiro, à concessão do Oceanário de Lisboa.

Javier Carbajo assegurou que os atuais quadros do Oceanário são para manter, acrescentando que um dos principais objetivos é aumentar o número de visitantes e tornar o Oceanário um "polo de atração turística", situação que permitirá aumentar os colaboradores.

"O Oceanário é uma referência europeia de conhecimento científico e de gestão. Quem sabe gerir o Oceanário é a sua atual equipa", afirmou Javier Carbajo.

A melhoria da atividade comercial, o aumento do número de visitantes e fazer do Oceanário uma "visita obrigatória" em Lisboa, são outros dos objetivos traçados pelo Grupo.

Além disso, Javier Carbajo sublinhou que o Aspro Parks também quer apostar no respeito pelos pilares estratégicos do Oceanário -- promover a conservação dos oceanos, programas educacionais, investigação científica e estatuto reputacional do Oceanário de Lisboa.

O Aspro Parks detém 60 parques de entretenimento em 12 países da Europa e explora vários aquários europeus, dos quais se destacam o L'Aquarium de Barcelona (Espanha), o Aquarium de Lyon (França) e o Bristol Aquarium, o Blue Planet e o Deep Sea World (Bristol, Manchester e Edimburgo, respetivamente, no Reino Unido).

Além da Aspro Parks, já manifestaram publicamente interesse na concessão do Ocenário de Lisboa, a família Soares dos Santos e o Zoomarine.

Entre os potenciais candidatos poderão estar ainda, segundo o semanário Expresso, os grupos Merlin Entertainments, proprietário do Sea Life, no Porto, e a espanhola Parque Reunidos.

Na semana passada, O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, disse haver "vários candidatos" interessados na concessão do Oceanário de Lisboa, acrescentando que o processo estava a ser "muito competitivo".

O Governo adjudicou, por 30 anos, à sociedade Oceanário de Lisboa, a concessão das atividades de serviço público de exploração e administração daquele equipamento. Em meados de abril, o ministro informou que o concessionário privado que ficará com o capital da sociedade, e consequentemente a gestão do Oceanário de Lisboa, será escolhido em julho.
  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.