sicnot

Perfil

Economia

Impasse na Grécia com bolsas europeias a negociarem mistas

As bolsas na Europa estão hoje a negociar mistas, perante o impasse das negociações entre a Grécia e os seus credores.

Francisco Seco

Pelas 8:15 horas em Lisboa, o índice Euro Stoxx subia 0,12% para 3.575,04 pontos.

Os líderes da Alemanha e da França, bem como os presidentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) falaram na segunda-feira à noite por videoconferência para preparar "um esboço de oferta" para apresentar à Grécia nos próximos dias. 

Os analistas do BPI consideram que esta reunião "é o reconhecimento de que as negociações ao nível técnico não estão a avançar ou estão a progredir muito modestamente", enquanto outros analistas admitem que a negociação a nível político será "muito importante".

Na segunda sessão da semana, as praças europeias seguiam com Milão, Londres e Paris a caírem 0,14%, 0,44% e 0,06%, respetivamente, ao passo que Madrid e Frankfurt subiam 0,18% e 0,19%, pela mesma ordem.

O impasse nas negociações com a Grécia tem originado alguma volatilidade nos mercados bolsistas, segundo analistas citados pela agência de informação financeira Bloomberg, o que está a fazer com que os investidores se estejam a proteger para um cenário negativo.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.