sicnot

Perfil

Economia

Taxa de inflação na zona euro sobe para os 0,3% em maio

A taxa de inflação anual da zona euro subiu para os 0,3% em maio, em alta face aos 0,0% de abril, de acordo com a estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS

O Eurostat estima que o setor dos serviços seja aquele que regista uma maior subida, de 1,0% em abril para 1,3% em maio, seguido da alimentação, bebidas alcoólicas e tabaco (de 1,0 para 1,2%), dos bens industriais excetuando energia (de 0,1% para 0,3%) e da energia (-5,8% para -5,0%).

A estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat -- que publicará os dados definitivos para maio a 17 de junho -- confirma a tendência de subida da taxa de inflação anual da zona euro, depois de em abril ter saído de terreno negativo pela primeira vez desde dezembro de 2014.

A inflação anual é a evolução dos preços entre o mês de referência e o mesmo mês do ano anterior.

O Banco Central Europeu (BCE) tem como principal objetivo ter, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.



Lusa
  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.