sicnot

Perfil

Economia

Governador do Banco de Portugal ouvido no parlamento a 12 de junho

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, será ouvido no parlamento a 12 de junho, depois de ter sido nomeado pelo Governo para um segundo mandato à frente do banco central, nos termos da lei em vigor.

Francisco Seco

Na quinta-feira passada, o Governo decidiu enviar à Assembleia da República uma proposta de recondução de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal e, nos termos da lei em vigor, a sua nomeação para um novo mandato de cinco anos tem de ser precedida de uma audição em comissão parlamentar.

Nesse sentido, Carlos Costa será ouvido pelos deputados na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública a 12 de junho, confirmou hoje à agência Lusa presidente daquela comissão, Eduardo Cabrita (PS).

A decisão foi tomada na reunião de hoje daquela comissão parlamentar e estava a ser avançada pelas edições on-line do Jornal de Negócios e do Diário Económico.

Na sequência dessa audição pública, a Assembleia da República remeterá um relatório para o Governo, e o Conselho de Ministros depois decidirá a nomeação, explicou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, aquando do anúncio da recondução de Carlos Costa na liderança do banco central.

Lusa
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.