sicnot

Perfil

Economia

Portugal deve reduzir IRC e fazer alterações no IVA, defende a OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirmou hoje que Portugal deve reduzir ainda mais a taxa efetiva do IRC e alargar a incidência da taxa normal do IVA. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o "Economic Outlook", hoje divulgado, a OCDE recomenda que os "progressos recentes" de Portugal no sentido de garantir uma "estrutura fiscal mais amiga do crescimento" devem prosseguir e deixa indicações sobre como fazê-lo. 

 
 

Para a OCDE, o caminho deverá passar, por um lado, por uma "maior redução da taxa efetiva do imposto sobre as empresas [IRC - Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas], ao mesmo tempo que se alarga a base de incidência" deste imposto e, por outro lado, pelo alargamento do âmbito da taxa normal do IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado]". 

 
 

Além disso, a OCDE considera que "parece justificar-se" uma avaliação abrangente dos efeitos e distorções das reformas fiscais recentes, bem como da sua capacidade de gerar receita, uma vez que este exame "poderia ser a base para mais melhorias na administração fiscal e para aumentar as receitas dos impostos ambientais e sucessórios". 

 
 

A instituição liderada por Angel Gurría alerta ainda para os "elevados níveis de dívida das empresas", sobretudo nas pequenas e médias empresas, e para os "rácios elevados do crédito malparado" e recomenda que seja feita uma avaliação às medidas sobre insolvência e reestruturação de empresas para "acelerar a redução da dívida empresarial". 

 
 

 
 

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.