sicnot

Perfil

Economia

FMI diz que Atenas pediu para adiar pagamentos para dia 30

As autoridades gregas informaram hoje o Fundo Monetário Internacional da intenção de juntar os quatro pagamentos que deveriam fazer à instituição em junho num único pagamento, adiado para dia 30, anunciou o FMI em comunicado. 

Petros Giannakouris

O FMI explica que este mecanismo foi aprovado no final dos anos 1970 para evitar as dificuldades administrativas de múltiplos pagamentos num curto período.

Durante o mês de junho, a Grécia tem de pagar mais de 1,5 mil milhões de euros ao FMI, uma quantia que tinha sido dividida em quatro prestações, a primeira das quais (300 milhões de euros) tinha de ser paga na sexta-feira.

Pouco antes da divulgação do curto comunicado, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, tinha afirmado estar confiante quanto ao facto de a Grécia cumprir o pagamento na sexta-feira e afirmou que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tinha dado essa garantia.

Atenas, que enfrenta problemas de liquidez, está há meses em negociações com os credores (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) para que seja desbloqueada parte ou a totalidade dos 7,2 mil milhões do empréstimo concedido ao país em 2012, um financiamento considerado final para que a Grécia possa cumprir os seus compromissos.

Os credores da Grécia exigem reformas para que seja desbloqueado o financiamento, enquanto o governo grego liderado pelo Syriza (esquerda radical) diz que quer aliviar a austeridade imposta ao país nos últimos anos e tem recusado reformas que impliquem novos cortes.








Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..