sicnot

Perfil

Economia

Economia portuguesa cresceu 1,5% no 1º trimestre

O PIB português cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2015 por  comparação com o mesmo período de 2014, segundo o Eurostat. A economia da zona euro cresceu 1,0%.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

Reuters

A economia da zona euro cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo trimestre de 2014, divulgou hoje o Eurostat, confirmando a primeira estimativa.

Já no total dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos foi de 1,5% entre janeiro e março.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, comparando o primeiro trimestre deste ano com o último do ano passado, o avanço foi de 0,4% tanto na zona euro como na UE.

Quer no caso da zona euro, quer no da UE houve um ligeiro acelerar da economia dos países que partilham a moeda única até março, depois dos 0,9% e dos 1,4% de crescimento registados no último trimestre de 2014.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia da República Checa foi a que mais cresceu (3,1%) no primeiro trimestre do ano face ao anterior, seguindo-se as de Chipre e da Roménia (1,6% cada), a Polónia (1,0%), a Bulgária e Espanha (0,9% cada).

As maiores quebras registaram-se nos PIB da Lituânia (-0,6%), da Estónia (-0,3%), da Grécia (-0,2%) e da Finlândia (-0,1%).

O PIB de Portugal cresceu 1,5% na comparação homóloga e 0,4% em cadeia.

Os dados do Eurostat são ajustados das variações sazonais.


Com Lusa
  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49