sicnot

Perfil

Economia

Economia portuguesa cresceu 1,5% no 1º trimestre

O PIB português cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2015 por  comparação com o mesmo período de 2014, segundo o Eurostat. A economia da zona euro cresceu 1,0%.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

Reuters

A economia da zona euro cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo trimestre de 2014, divulgou hoje o Eurostat, confirmando a primeira estimativa.

Já no total dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos foi de 1,5% entre janeiro e março.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, comparando o primeiro trimestre deste ano com o último do ano passado, o avanço foi de 0,4% tanto na zona euro como na UE.

Quer no caso da zona euro, quer no da UE houve um ligeiro acelerar da economia dos países que partilham a moeda única até março, depois dos 0,9% e dos 1,4% de crescimento registados no último trimestre de 2014.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia da República Checa foi a que mais cresceu (3,1%) no primeiro trimestre do ano face ao anterior, seguindo-se as de Chipre e da Roménia (1,6% cada), a Polónia (1,0%), a Bulgária e Espanha (0,9% cada).

As maiores quebras registaram-se nos PIB da Lituânia (-0,6%), da Estónia (-0,3%), da Grécia (-0,2%) e da Finlândia (-0,1%).

O PIB de Portugal cresceu 1,5% na comparação homóloga e 0,4% em cadeia.

Os dados do Eurostat são ajustados das variações sazonais.


Com Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.