sicnot

Perfil

Economia

TAP vendida a David Neeleman e Humberto Pedrosa

David Neeleman e Humberto Pedrosa vão ser donos de 61% da TAP. O Agrupamento Gateway, consórcio do norte-americano e da Barraqueiro, venceu a corrida à privatização da companhia aérea portuguesa, anunciou hoje o Governo, após a reunião do Conselho de Ministros.

© Paulo Whitaker / Reuters

O Governo tomou a decisão esta manhã em Conselho de Ministros, tinha já avançado à SIC fonte do Executivo. Foi oficialmente anunciada pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.

O valor da privatização da TAP ainda não é conhecido e vai depender o desempenho da empresa em 2015.  O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, garantiu que a proposta da Gateway garantia melhores respostas aos problemas do grupo TAP e a entrada de mais dinheiro para resolver a crise financeiros da empresa.


O dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras juntou-se ao presidente da portuguesa Barraqueiro, Humberto Pedrosa, e era o único concorrente com capital nacional. O projecto dos empresários aposta na renovação da frota da TAP no médio prazo e na injeção de dinheiro fresco na companhia.
 
Para trás ficou a proposta de Germán Efromovich, que pela segunda vez tentava sozinho comprar a TAP.
  • TAP privatizada à terceira tentativa
    3:21

    Economia

    O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP ao consórcio Gateway, do norte-americano David Neeleman e do português Humberto Pedrosa. Esta é a terceira tentativa de reprivatização da companhia aérea, depois da primeira, em 1997, ainda num governo de Guterres, e da segunda, em 2012, já com o atual governo. E mesmo desta vez o processo voltou a não ser pacífico

  • "Ganha a TAP (...) e o contribuinte"
    4:09

    José Gomes Ferreira

    José Gomes Ferreira lembra que o consórcio liderado por David Neeleman, que venceu a privatização da TAP, fica agora com uma empresa cheia de problemas. Quem ganha é mesmo a TAP, que será recapitalizada "e sobretudo o contribuinte".

  • Privatização da TAP: o perfil de Neeleman
    2:38

    Economia

    O dono da Azul, o norte-americano David Neeleman, juntou-se ao presidente da portuguesa Barraqueiro, e era o único concorrente com capital nacional à privatização da TAP. O projeto dos empresários aposta na renovação da frota da TAP no médio prazo, e na injecção de dinheiro fresco na companhia.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.