sicnot

Perfil

Economia

TAP vendida a David Neeleman e Humberto Pedrosa

David Neeleman e Humberto Pedrosa vão ser donos de 61% da TAP. O Agrupamento Gateway, consórcio do norte-americano e da Barraqueiro, venceu a corrida à privatização da companhia aérea portuguesa, anunciou hoje o Governo, após a reunião do Conselho de Ministros.

© Paulo Whitaker / Reuters

O Governo tomou a decisão esta manhã em Conselho de Ministros, tinha já avançado à SIC fonte do Executivo. Foi oficialmente anunciada pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.

O valor da privatização da TAP ainda não é conhecido e vai depender o desempenho da empresa em 2015.  O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, garantiu que a proposta da Gateway garantia melhores respostas aos problemas do grupo TAP e a entrada de mais dinheiro para resolver a crise financeiros da empresa.


O dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras juntou-se ao presidente da portuguesa Barraqueiro, Humberto Pedrosa, e era o único concorrente com capital nacional. O projecto dos empresários aposta na renovação da frota da TAP no médio prazo e na injeção de dinheiro fresco na companhia.
 
Para trás ficou a proposta de Germán Efromovich, que pela segunda vez tentava sozinho comprar a TAP.
  • TAP privatizada à terceira tentativa
    3:21

    Economia

    O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP ao consórcio Gateway, do norte-americano David Neeleman e do português Humberto Pedrosa. Esta é a terceira tentativa de reprivatização da companhia aérea, depois da primeira, em 1997, ainda num governo de Guterres, e da segunda, em 2012, já com o atual governo. E mesmo desta vez o processo voltou a não ser pacífico

  • "Ganha a TAP (...) e o contribuinte"
    4:09

    José Gomes Ferreira

    José Gomes Ferreira lembra que o consórcio liderado por David Neeleman, que venceu a privatização da TAP, fica agora com uma empresa cheia de problemas. Quem ganha é mesmo a TAP, que será recapitalizada "e sobretudo o contribuinte".

  • Privatização da TAP: o perfil de Neeleman
    2:38

    Economia

    O dono da Azul, o norte-americano David Neeleman, juntou-se ao presidente da portuguesa Barraqueiro, e era o único concorrente com capital nacional à privatização da TAP. O projeto dos empresários aposta na renovação da frota da TAP no médio prazo, e na injecção de dinheiro fresco na companhia.

  • Resgatada mais uma criança com vida após sismo em Itália
    0:30
  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Repórteres fazem relato impressionante dos acontecimentos em Charlottesville
    3:40