sicnot

Perfil

Economia

Governo recebe cinco propostas para concessão do Metro de Lisboa e da Carris

O Governo recebeu hoje cinco propostas de grupos privados para a concessão de transportes de Lisboa, a Carris e o Metro de Lisboa. Três interessados concorreram à exploração conjunta da Carris e do Metro. São os franceses da RATP, a Alsa International Express e a Avanza. O consórcio Barraqueiro/TCC propõe-se explorar a Carris e a Transdev apresentou uma proposta para a exploração do Metro. 

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As propostas dos candidatos às subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram abertas hoje ao final da manhã. O Executivo tinha aprovado a 26 de fevereiro a subconcessão Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. 

No início de junho, o presidente da Transportes de Lisboa, Rui Loureiro, revelou que os contratos das subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris devem estar assinados a partir de 15 de julho. 

De fora desta subconcessão fica a Carristur, empresa dedicada ao turismo detida pela Carris.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.