sicnot

Perfil

Economia

Governo recebe cinco propostas para concessão do Metro de Lisboa e da Carris

O Governo recebeu hoje cinco propostas de grupos privados para a concessão de transportes de Lisboa, a Carris e o Metro de Lisboa. Três interessados concorreram à exploração conjunta da Carris e do Metro. São os franceses da RATP, a Alsa International Express e a Avanza. O consórcio Barraqueiro/TCC propõe-se explorar a Carris e a Transdev apresentou uma proposta para a exploração do Metro. 

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As propostas dos candidatos às subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram abertas hoje ao final da manhã. O Executivo tinha aprovado a 26 de fevereiro a subconcessão Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. 

No início de junho, o presidente da Transportes de Lisboa, Rui Loureiro, revelou que os contratos das subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris devem estar assinados a partir de 15 de julho. 

De fora desta subconcessão fica a Carristur, empresa dedicada ao turismo detida pela Carris.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05