sicnot

Perfil

Economia

Governo recebe cinco propostas para concessão do Metro de Lisboa e da Carris

O Governo recebeu hoje cinco propostas de grupos privados para a concessão de transportes de Lisboa, a Carris e o Metro de Lisboa. Três interessados concorreram à exploração conjunta da Carris e do Metro. São os franceses da RATP, a Alsa International Express e a Avanza. O consórcio Barraqueiro/TCC propõe-se explorar a Carris e a Transdev apresentou uma proposta para a exploração do Metro. 

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As propostas dos candidatos às subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram abertas hoje ao final da manhã. O Executivo tinha aprovado a 26 de fevereiro a subconcessão Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. 

No início de junho, o presidente da Transportes de Lisboa, Rui Loureiro, revelou que os contratos das subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris devem estar assinados a partir de 15 de julho. 

De fora desta subconcessão fica a Carristur, empresa dedicada ao turismo detida pela Carris.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.