sicnot

Perfil

Economia

Taxa de emprego sobe 0,8% na zona euro no 1º trimestre

A taxa de emprego aumentou 0,8% na zona euro e 1,1% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2014, divulga hoje o Eurostat. Em Portugal, aumentou 1,4%.

reuters

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, face ao quarto trimestre de 2014, o número de pessoas empregadas cresceu 0,1% na zona euro e 0,3% na UE entre janeiro e março deste ano.

Portugal registou a quarta maior subida da taxa de emprego (0,7%) na comparação em cadeia [de trimestre para trimestre], a par da República Checa, Irlanda, e Reino Unido, tendo a Letónia e Hungria (1,5% cada), a Estónia (0,9%) e a Espanha (0,8%) conhecido os maiores aumentos no primeiro trimestre de 2015.

Grécia (-0,8%) e Malta (-0,4%) foram os Estados-membros onde a taxa de emprego caiu, estabilizando na Alemanha, França, Itália e Holanda, também na comparação em cadeia.

Na comparação homóloga não houve descidas no indicador, com a Estónia (3,6%), a Hungria (3,4%), a Espanha (2,9%) e a Croácia (2,7%) a registarem as maiores subidas na taxa de emprego, que estabilizou em França, Chipre, Letónia e Finlândia.

Em Portugal, a taxa de emprego aumentou 1,4% no primeiro trimestre de 2015 face ao mesmo período de 2014.

Segundo as estimativas do Eurostat, 228,1 milhões de homens e mulheres tinham emprego na UE  entre janeiro e março, 150,3 milhões dos quais na zona euros, números corrigidos das variações sazonais.

A taxa de emprego corresponde ao número de pessoas empregadas em percentagem da população do mesmo grupo etário.



  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.