sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal mantém taxas de juro e mostra-se mais pessimista nas previsões

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, deixou esta quarta-feira inalteradas as suas taxas de juro e mostrou-se mais pessimista sobre o crescimento económico e o desemprego nos Estados Unidos em 2015.

A presidente da Reserva Federal, Janet Yellen.

A presidente da Reserva Federal, Janet Yellen.

© Carlos Barria / Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) deverá aumentar entre 1,8% e 2%, em ritmo anual no último trimestre de 2015, uma revisão em baixa em relação ao intervalo entre 2,3% e 2,7% previsto em março passado, de acordo com as novas projeções trimestrais do comité de política monetária da Fed.

Para 2016, as previsões de crescimento situam-se entre 2,4% e 2,7%, sem grandes alterações em relação às anteriores.

Quanto à taxa de desemprego em 2015, a previsão do banco central norte-americano indica que deverá ficar entre 5,2% e 5,3%, quando até agora previa que ficasse entre 5% e 5,2%. 

Em maio, a taxa de desemprego nos Estados Unidos estava em 5,5%.

Após uma reunião de dois dias, a Fed decidiu também deixar as suas taxas de juro próximas de zero, um nível que se mantém desde finais de 2008.
Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.