sicnot

Perfil

Economia

Avanza vence subconcessão da Carris e Metro de Lisboa

O grupo Avanza venceu a subconcessão da Carris e Metro de Lisboa. 

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A proposta representa para os cofres do Estado uma poupança superior a 25 milhões de euros por ano - ou seja, 215 milhões durante os oito anos da concessão.

A Avanza é grupo espanhol detido pelo gigante mexicano ADO.

Além da Avanza, apresentaram também uma proposta conjunta a transportadora parisiense RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) e a britânica National Express.

Na Carris estavam interessados ainda a Barraqueiro - que faz parte do consórcio que recentemente venceu o concurso para a privaeização da TAP - em conjunto a TCC (Transports Ciutat Comtal), que integra o consórcio que venceu o concurso público para a subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto.

Para a gestão do Metro de Lisboa tinha-se candidatado ainda a francesa Transdev.



Com Lusa
  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".