sicnot

Perfil

Economia

Desempregados inscritos nos centros de emprego baixaram 3,4% em maio

O número de desempregados registados nos centros de emprego desceu 3,4% em maio, em relação a abril, e 12,9% face a maio de 2014, totalizando 554.070, foi hoje divulgado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados mensais do desemprego divulgados pelo IEFP, o número de desempregados em maio baixou 19.312 relativamente ao mês anterior e caiu 82.340 relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

A diminuição homóloga de desempregados que se inscreveram nos centros de emprego em maio foi de 3,1%, passando dos 49.703 de maio de 2014 para os 48.152 de maio deste ano.

A descida do desemprego homólogo em maio abrangeu tanto homens como mulheres. Segundo o IEFP, nos homens a descida foi de -14,1% e nas mulheres de -11,8%.

Quanto ao grupo etário, jovens e adultos apresentaram uma descida do desemprego, respetivamente de 13,9% e 12,8%.

Os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 13,7% em relação a maio de 2014 e os desempregados de longa duração (com inscrição igual ou superior a um ano) diminuíram 12,2%.

O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu face ao mês homólogo de 2014 (-13,4%) bem como o daqueles que procuravam o primeiro emprego (-9%).

Em maio foram recebidas no IEFP 16.597 ofertas de emprego, o que representa mais 6,1% em termos homólogos e menos 5,9% em relação a abril deste ano.

No mesmo período foram colocadas no mercado de trabalho 11.605 pessoas, o que representa um acréscimo de 19,6% em termos homólogos e uma quebra de 4,3% relativamente a abril. 

Lusa
  • Parlamento chumba projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social
    2:16

    País

    O Parlamento chumbou o projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social. A proposta, debatida esta tarde, previa o aumento do salário mínimo nacional, a alteração do IVA de alguns bens e a diminuição do prazo para acesso ao subsídio de desemprego. Apesar da abstenção dos socialistas, o diploma acabou por ser chumbado pela maioria PSD/CDS.

  • Garantia Jovem dá emprego a 160 mil jovens em França
    8:29

    SIC Europa

    Com uma taxa de desemprego jovem a ultrapassar os 24%, França tem em marcha vários projectos públicos cofinanciados pela Comissão Europeia com o objectivo de contornar o problema. A Garantia jovem é um dos programas que tem permitido que centenas de jovens encontrem trabalho.Em 2013 foram 10 mil. Em 2015 serão 50 mil e o número aumenta para 100 mil já no próximo ano.

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.