sicnot

Perfil

Economia

Desempregados inscritos nos centros de emprego baixaram 3,4% em maio

O número de desempregados registados nos centros de emprego desceu 3,4% em maio, em relação a abril, e 12,9% face a maio de 2014, totalizando 554.070, foi hoje divulgado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados mensais do desemprego divulgados pelo IEFP, o número de desempregados em maio baixou 19.312 relativamente ao mês anterior e caiu 82.340 relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

A diminuição homóloga de desempregados que se inscreveram nos centros de emprego em maio foi de 3,1%, passando dos 49.703 de maio de 2014 para os 48.152 de maio deste ano.

A descida do desemprego homólogo em maio abrangeu tanto homens como mulheres. Segundo o IEFP, nos homens a descida foi de -14,1% e nas mulheres de -11,8%.

Quanto ao grupo etário, jovens e adultos apresentaram uma descida do desemprego, respetivamente de 13,9% e 12,8%.

Os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 13,7% em relação a maio de 2014 e os desempregados de longa duração (com inscrição igual ou superior a um ano) diminuíram 12,2%.

O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu face ao mês homólogo de 2014 (-13,4%) bem como o daqueles que procuravam o primeiro emprego (-9%).

Em maio foram recebidas no IEFP 16.597 ofertas de emprego, o que representa mais 6,1% em termos homólogos e menos 5,9% em relação a abril deste ano.

No mesmo período foram colocadas no mercado de trabalho 11.605 pessoas, o que representa um acréscimo de 19,6% em termos homólogos e uma quebra de 4,3% relativamente a abril. 

Lusa
  • Parlamento chumba projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social
    2:16

    País

    O Parlamento chumbou o projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social. A proposta, debatida esta tarde, previa o aumento do salário mínimo nacional, a alteração do IVA de alguns bens e a diminuição do prazo para acesso ao subsídio de desemprego. Apesar da abstenção dos socialistas, o diploma acabou por ser chumbado pela maioria PSD/CDS.

  • Garantia Jovem dá emprego a 160 mil jovens em França
    8:29

    SIC Europa

    Com uma taxa de desemprego jovem a ultrapassar os 24%, França tem em marcha vários projectos públicos cofinanciados pela Comissão Europeia com o objectivo de contornar o problema. A Garantia jovem é um dos programas que tem permitido que centenas de jovens encontrem trabalho.Em 2013 foram 10 mil. Em 2015 serão 50 mil e o número aumenta para 100 mil já no próximo ano.

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira