sicnot

Perfil

Economia

Desempregados inscritos nos centros de emprego baixaram 3,4% em maio

O número de desempregados registados nos centros de emprego desceu 3,4% em maio, em relação a abril, e 12,9% face a maio de 2014, totalizando 554.070, foi hoje divulgado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados mensais do desemprego divulgados pelo IEFP, o número de desempregados em maio baixou 19.312 relativamente ao mês anterior e caiu 82.340 relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

A diminuição homóloga de desempregados que se inscreveram nos centros de emprego em maio foi de 3,1%, passando dos 49.703 de maio de 2014 para os 48.152 de maio deste ano.

A descida do desemprego homólogo em maio abrangeu tanto homens como mulheres. Segundo o IEFP, nos homens a descida foi de -14,1% e nas mulheres de -11,8%.

Quanto ao grupo etário, jovens e adultos apresentaram uma descida do desemprego, respetivamente de 13,9% e 12,8%.

Os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 13,7% em relação a maio de 2014 e os desempregados de longa duração (com inscrição igual ou superior a um ano) diminuíram 12,2%.

O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu face ao mês homólogo de 2014 (-13,4%) bem como o daqueles que procuravam o primeiro emprego (-9%).

Em maio foram recebidas no IEFP 16.597 ofertas de emprego, o que representa mais 6,1% em termos homólogos e menos 5,9% em relação a abril deste ano.

No mesmo período foram colocadas no mercado de trabalho 11.605 pessoas, o que representa um acréscimo de 19,6% em termos homólogos e uma quebra de 4,3% relativamente a abril. 

Lusa
  • Parlamento chumba projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social
    2:16

    País

    O Parlamento chumbou o projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social. A proposta, debatida esta tarde, previa o aumento do salário mínimo nacional, a alteração do IVA de alguns bens e a diminuição do prazo para acesso ao subsídio de desemprego. Apesar da abstenção dos socialistas, o diploma acabou por ser chumbado pela maioria PSD/CDS.

  • Garantia Jovem dá emprego a 160 mil jovens em França
    8:29

    SIC Europa

    Com uma taxa de desemprego jovem a ultrapassar os 24%, França tem em marcha vários projectos públicos cofinanciados pela Comissão Europeia com o objectivo de contornar o problema. A Garantia jovem é um dos programas que tem permitido que centenas de jovens encontrem trabalho.Em 2013 foram 10 mil. Em 2015 serão 50 mil e o número aumenta para 100 mil já no próximo ano.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51