sicnot

Perfil

Economia

Governo avança com substituição de veículos convencionais por veículos elétricos

O Governo vai substituir os veículos convencionais usados pela administração pública por veículos elétricos, através de um programa que deverá arrancar dentro de um mês, anunciou hoje, em Torres Vedras, o secretário de Estado da Energia.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"O Governo está a preparar um programa para trocar veículos convencionais por veículos elétricos na administração pública", afirmou Artur Trindade, adiantando que o programa está a ser ultimado e deverá entrar em vigor dentro de um mês, de forma progressiva.

O secretário de Estado da Energia falava na sessão de abertura da conferência final do projeto internacional Repute (Empresa de Transportes Públicos Renováveis), que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de um projeto-piloto, considerado único por articular os setores público e privado.

Segundo o governante, se se adotar o uso do veículo elétrico na administração pública, "a fatura com combustíveis reduz drasticamente".

"Estamos a falar de um veículo que consome um ou dois euros por cem quilómetros comparado com um veículo tradicional que consome muito mais", explicou Artur Trindade

 Além disso, "vai favorecer os cidadãos através da diminuição da despesa pública, quer através da melhoria da 'performance' energética e ambiental do país, ao reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono".

A região Oeste integra o projeto-piloto do Repute, estando a desenvolver o programa 'Move Oeste', através da aquisição de 12 veículos elétricos, um por cada município, e disponibilizando-os para testarem o seu uso.



Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.