sicnot

Perfil

Economia

Número de casais desempregados baixou 8,6% em maio

O número de casais em que ambos os cônjuges estavam em maio registados como desempregados foi de 10.957, o que representa uma diminuição de 8,6% em relação a maio de 2014 e de 4,8% relativamente a abril de 2015, divulgou hoje o IEFP.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

O Instituto de Emprego e Formação Profissional acredita que o número pode vir a crescer tendo em conta a reação, quer por parte das empresas quer dos desempregados nesta fase de lançamento. (Arquivo)

Lusa

De acordo com a informação mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a diminuição de casais desempregados registados nos centros de emprego do continente representa 1.027 casais, em termos homólogos, e 556 casais, relativamente a abril.

O desemprego registado nos Centros de Emprego do Continente diminuiu 13,4% face ao período homólogo e 3,5% em relação ao mês de abril.

Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a maio de 2014 foi 15,6%, menos 45.351 desempregados, enquanto a variação face a abril de 2015 foi de 3,6%, menos 8.735 desempregados.

No final de maio de 2015, estavam registados nos Centros de Emprego do Continente 520 444 desempregados, dos quais 47,3% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 254 913 pessoas.

Lusa
  • Parlamento chumba projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social
    2:16

    País

    O Parlamento chumbou o projeto do Bloco de Esquerda sobre emergência social. A proposta, debatida esta tarde, previa o aumento do salário mínimo nacional, a alteração do IVA de alguns bens e a diminuição do prazo para acesso ao subsídio de desemprego. Apesar da abstenção dos socialistas, o diploma acabou por ser chumbado pela maioria PSD/CDS.

  • Cavaco defende estabilidade política para consolidar crescimento económico
    2:06

    Economia

    No último dia de visita à Bulgária, Cavaco Silva mandou um recado para Lisboa. O Presidente da República disse que só com estabilidade política e governabilidade se pode manter a atual trajetória de descida do desemprego. As declarações foram feitas num dia em que, frente aos empresários búlgaros e portugueses, elogiou o trabalho do Governo nos últimos quatro anos e garantiu que o défice está controlado.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.