sicnot

Perfil

Economia

Merkel defronta-se com uma "escolha difícil", diz Varoufakis

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, diz que a chanceler alemã, Ângela Merkel, "está perante uma escolha decisiva" na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da zona euro, que decorre na segunda-feira.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em declarações que serão publicadas no domingo pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Varoufakis coloca pressão sobre Ângela Merkel, uma das líderes da zona euro que estará presente na Cimeira sobre a Grécia, dizendo que "deve tomar uma decisão clara".

Merkel pode "entrar num acordo digno com um governo que rejeitou o 'pacote de resgate' e está à procura de uma solução negociada, ou seguir os apelos do (ou daqueles) governo que querem lançar ao mar o único governo grego, que tem sido fiel aos seus princípios e que é capaz de levar o povo grego no caminho da reforma", diz Yanis Varoufakis. 

Em causa, segundo Varoufakis, está a possibilidade de negociar um acordo de resgate com Atenas ou atender aos "apelos populistas" para "abandonar um país devastado pela dívida", segundo o jornal alemão.

"Do nosso lado, iremos com determinação para Bruxelas, para alcançarmos novos compromissos, contanto que não sejamos convidados a fazer o que os governos anteriores fizeram: aceitar novas dívidas em condições que oferecem pouca esperança de a Grécia pagar suas dívidas", salientou.

Varoufakis não especificou, no entanto, quais os compromissos que a Grécia está disposta aceitar ou no que poderá vir a ceder.











Lusa
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.