sicnot

Perfil

Economia

Merkel defronta-se com uma "escolha difícil", diz Varoufakis

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, diz que a chanceler alemã, Ângela Merkel, "está perante uma escolha decisiva" na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da zona euro, que decorre na segunda-feira.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em declarações que serão publicadas no domingo pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Varoufakis coloca pressão sobre Ângela Merkel, uma das líderes da zona euro que estará presente na Cimeira sobre a Grécia, dizendo que "deve tomar uma decisão clara".

Merkel pode "entrar num acordo digno com um governo que rejeitou o 'pacote de resgate' e está à procura de uma solução negociada, ou seguir os apelos do (ou daqueles) governo que querem lançar ao mar o único governo grego, que tem sido fiel aos seus princípios e que é capaz de levar o povo grego no caminho da reforma", diz Yanis Varoufakis. 

Em causa, segundo Varoufakis, está a possibilidade de negociar um acordo de resgate com Atenas ou atender aos "apelos populistas" para "abandonar um país devastado pela dívida", segundo o jornal alemão.

"Do nosso lado, iremos com determinação para Bruxelas, para alcançarmos novos compromissos, contanto que não sejamos convidados a fazer o que os governos anteriores fizeram: aceitar novas dívidas em condições que oferecem pouca esperança de a Grécia pagar suas dívidas", salientou.

Varoufakis não especificou, no entanto, quais os compromissos que a Grécia está disposta aceitar ou no que poderá vir a ceder.











Lusa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47