sicnot

Perfil

Economia

Pescadores alertam que quota da sardinha pode levar ao fim do setor em 2016

A Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca aprovou hoje uma resolução que defende o alargamento de quota da sardinha e a criação de apoios, alertando que a manter-se a atual situação o setor pode acabar em 2016.

© Antara Photo Agency / Reuters

"Chegamos a 2016 e podemos não ter setor", alertou, na Leirosa, Figueira da Foz, o coordenador da Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca, Frederico Pereira, considerando a atual quota de sardinha atribuída até ao final do ano como "insuficiente".

Segundo o sindicalista, a quota de nove mil toneladas de sardinha pode acabar "em setembro ou antes", sendo que uma atividade "não se aguenta trabalhando três ou quatro meses por ano".

A haver imposições, estas devem ser seguidas de compensações financeiras face às remunerações "que os pescadores perdem", disse à agência Lusa Frederico Pereira.

A definição de quotas, na sua ótica, não pode ser efetuada apenas "para Portugal, mas para todo o espaço ibérico", frisando que Marrocos, Espanha e França já se transformaram "nos primeiros fornecedores da indústria de conservas nacional", afirmou o dirigente sindical à margem da Tribuna Pública Nacional, promovida pela federação e que decorreu hoje na Leirosa, Figueira da Foz.

"Há uns largos anos chegámos a pescar cerca de 100 mil ou 150 mil toneladas. A quota hoje é insuficiente para a frota que temos e até para o abastecimento de pescado ao público e à indústria conserveira", frisou, referindo que "ninguém quer vir para a pesca com estas condições".

A resolução aprovada na tribuna aponta também para a necessidade de "promoção de apoio para a renovação da frota" e a valorização do pescado "na primeira venda", havendo uma grande diferença de preço "entre a produção e o consumo", afirmou.

O documento exige, ainda, uma audiência com o Ministério da Agricultura e do Mar, sendo que, até agora, o Governo "não deu ouvidos" aos pescadores, que não foram "tidos em conta" aquando da definição de quotas, salientou Frederico Pereira.







Lusa
  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42