sicnot

Perfil

Economia

Comissão está a trabalhar novas propostas para que gregos alcancem acordo

A Comissão Europeia confirmou hoje que está a trabalhar sobre as "novas propostas" para conseguir que a Grécia alcance um acordo com os credores internacionais na cimeira extraordinária de segunda-feira em Bruxelas.

© Yannis Behrakis / Reuters

"O trabalho sobre novas propostas está em marcha", disse à agência EFE uma fonte diplomática, esclarecendo que, "não obstante, até este momento não foram ainda apresentadas novas propostas".

As fontes também confirmaram que ao longo da manhã de hoje foram feitas várias chamadas telefónicas entre o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, bem como com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e com a chanceler alemã, Ângela Merkel.

Segundo um comunicado hoje divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras apresentou aos responsáveis da Alemanha, França e ao presidente da Comissão Europeia as propostas da Grécia, tendo em vista "um acordo benéfico mútuo".

As propostas foram apresentadas durante as conversas telefónicas de Alexis Tsipras com a chanceler alemã, Ângela Merkel, o Presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O acordo "deverá trazer uma solução definitiva e não provisória" para a Grécia, refere o comunicado, sem precisar se as propostas feitas são novas, como desejam os seus credores.

As propostas foram apresentadas antes da reunião da zona euro, que decorre na segunda-feira.











Lusa
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • As primeiras imagens do furacão Maria pelas Caraíbas
    2:44
  • Estamos em Cinfães, o concelho mais pobre do país
    2:51
  • "Myanmar não teme o escrutínio internacional"
    1:07
  • Exercício e pastilha elástica: o que faz o país com mais idosos no mundo
    1:17