sicnot

Perfil

Economia

Cimeira Ibérica começa com Grécia ''à espreita''

As relações económicas Portugal-Espanha, o atual contexto da união monetária na Europa e a cooperação bilateral na área da Defesa serão os principais temas da 28.ª Cimeira Luso-espanhola, que decorre hoje em Baiona (Espanha).

© Sergio Perez / Reuters

A situação da Grécia, que ainda não chegou a um acordo com os seus credores, tem vindo a marcar o contexto da União Europeia e da zona euro. A reunião luso-espanhola acaba por se realizar no mesmo dia de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro, convocada de urgência na quinta-feira pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, precisamente para discutir a situação grega ao mais alto nível. 

O problema grego - numa altura em que uma saída da união monetária é uma possibilidade -- será assim um tema de conversa entre o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

"[A análise sobre a Grécia] não ficará de fora. Não podemos pensar que um tema desta natureza, quando estão reunidos dois líderes de dois Estados-membros, não será abordado. Agora, não será abordado com um sentimento de qualquer perturbação, mas sim de análise do caminho a seguir", explicou uma fonte diplomática portuguesa.

A cimeira de hoje inicia-se às 10:45 (hora espanhola) com a reunião do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa. 

Paralelamente, e com início para as 10:50, decorrem as reuniões setoriais, enquanto os dois chefes de Governo se reúnem a partir das 11:00. Haverá depois (12:15) uma plenária em que se fará um breve resumo de tudo o que foram as reuniões setoriais e às 13:00 assinam-se os acordos. 

Portugal e Espanha vão assinar pelo menos quatro acordos na cimeira luso-espanhola, entre os quais um novo acordo de cooperação bilateral em matéria de Defesa (que substitui o acordo vigente desde 1998), um acordo administrativo sobre trasladação de cadáveres, "um convénio para a reabilitação da ponte sobre o rio Guadiana" e "um memorando de cooperação e assistência técnica em matéria de política social, de emprego e segurança social, que cobre várias áreas".

Os responsáveis do setor do Turismo, por seu lado, vão formalizar "um plano de ação conjunta para 2015 que visa o desenvolvimento de um projeto de rota turística das fortificações na fronteira hispano-portuguesa".

Os dois chefes de Governo comparecem perante os meios de comunicação social, para conferência de imprensa, às 13:30.

Nas conclusões da cimeira será divulgada uma declaração conjunta, que inclui uma referência ao 30.º aniversário da adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Europeia, que se assinala este ano, bem como ao "papel chave das reformas estruturais" no "crescimento económico e na criação de emprego" em ambos os países. 

Lusa
  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.