sicnot

Perfil

Economia

Greve na Carris no dia da assinatura da subconcessão

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da rodoviária Carris, em Lisboa, agendaram uma greve para 15 de julho e exortaram outras empresas do setor para se juntarem à luta contra as subconcessões determinadas pelo Governo.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com Sérgio Monte, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), afeto à UGT, a greve foi marcada por estruturas sindicais que representam 80% dos trabalhadores da Carris para 15 de julho, por ser a data apontada como referência pra a assinatura dos contratos das subconcessões da Carris e do Metropolitano.

O sindicalista convidou todos os sindicatos das empresas envolvidas em processos de subconcessões ou de privatizações a convergirem num dia de greve do setor.

O SITRA vai também avançar com um pré-aviso de greve para o Metropolitano.

Os resultados preliminares do concurso internacional para a subconcessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa -- que aponta para a entrega ao grupo espanhol Avaznza - foram anunciados pelo Ministério da Economia na sexta-feira.

Na ocasião, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explicou que a escolha do grupo espanhol Avanza implicaria que o Estado conseguiria uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.


Com Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..